quarta-feira, 27 de abril de 2011

CAMARADAS, PÁ!!!

Vou ficar mudo durante alguns dias
― mais ou menos uma semana ―
Depois apito lá dos trópicos.

terça-feira, 26 de abril de 2011

BASTÃO OU CACETETE?

Manuel António Pina, jornalista do Jornal de Notícias, escreveu esta crónica.

Marinho e Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados respondeu(?) desta maneira.

Manuel António Pina, jornalista do Jornal de Notícias, pela sua parte reagiu com civismo, elegância, educação e humor “travando a fundo”.

Eu, muito sinceramente vos digo: ― se a minha Ordem, por absurdo, tivesse um bastonário do calibre de Marinho e Pinto ― juro e garanto-vos que lhe mandaria oferecer um cacetete e cancelaria a minha inscrição na Ordem.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A MORAL DA GANÂNCIA

Quem como eu viveu os tempos da PIDE, da censura e da repressão policial canina durante a ditadura salazarista-marcelista em Portugal, não pode senão sentir horror e abominar até ao mais íntimo do seu ser o que se passa na Síria e é aqui relatado parcialmente pelo El Pays.

Mas sempre gostaria de ver se os chamados “aliados ocidentais” ― a NATO, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido ― vão actuar na Síria da mesma maneira que o estão fazendo na Líbia e pela razão mais nobre a saber:  ― “Proteger as populações indefesas” que estarão a ser dizimadas pelas tropas do seu próprio Governo.

Estou curioso por duas ordens de razões: a primeira, porque a Síria não é um país produtor de petróleo; e a segunda, porque o regime sírio é fortemente apoiado pelo "execrável e diabólico" Irão do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

sábado, 23 de abril de 2011

CASAMENTO PÓSTUMO E À FORÇA

Não há por onde fugir, eu sei! Sou um produto do cristianismo e respeito a figura histórica de Jesus Cristo ― não é isto que está em causa ―; em causa está a apropriação, o sequestro, o confisco moral que certas igrejas e confissões, com destaque para a Igreja Católica Romana, fizeram de Cristo.

Ainda agora estava a ouvir uma homilia de um prelado católico que dizia isto na Rádio Renascença: «Hoje Cristo está no sepulcro; e junto a ele está Maria Sua mãe... e a Igreja (católica) Sua esposa».

Bolas! Esta gente nunca quis deixar nenhum bocadinho de Cristo aos outros, caramba!...

Onde é que está a repartição e distribuição do “pão” pelos necessitados como terá feito e ensinado Cristo? Não está! Porque a Igreja Católica come e engole todo o pão até se empanturrar na sua própria ganância e estupidez secular.

Sus! Caramba!...

[A imagem utilizada é o quadro Cristo martirizado de Salvador Dali]

NOTA INFORMATIVA

Uma Oportuna Nota informativa acerca
Do Advento do Grupo Cénico Juvenal Cabral
E do Vigésimo Aniversário do ARTILETRA:

Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895)

O crime mais hediondo que se pode cometer contra um Povo
É reduzi-lo à mediocridade”
Bertolt BRECHT (1898-1956)

O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são Actores porque actuam – e Espectadores porque observam. Somos todos
Espect-actores”. Augusto BOAL (1931-2009).

            “Teatro, na sua essência primordial é eminentemente Popular e assumidamente PolíticoKWAME KONDÉ

(A)

(I)            No âmbito das actividades culturais da Universidade de Santiago (US), Assomada (Santa Catarina, Ilha Santiago, Cabo Verde), acabou de ver a luz, um promissor projecto Teatral, materializado na criação efectiva do Grupo Cénico Juvenal Cabral.
(II)           A sua estreia pública (quão auspiciosa e promissora) teve lugar, no dia 15 Abril 2011, no Cine Clube da Assomada (Santa Catarina), sendo o Elenco Artístico constituído pelos seguintes Elementos/Interpretes, oriundos do Grupo dos “Voluntários” da US:
a.     Andreia Semedo
b.    Edmilson Robalo
c.     Hermínio Mendes
d.    Selamine Borges
e.     Evandro Gomes
f.     Cleusa Barros
g.    Dulcineia Lopes
h.     Esandra Fernandes
i.      Ângelo Semedo
j.      Josefa Miranda
k.     Jonas Lopes Gomes
De sublinhar, que todos os Elementos integrantes do referido Elenco Artístico são (todos) alunos desta clarividente Instituição de Ensino Superior, que é (realmente), a US.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O BIG BROTHER DA APPLE

Se acontecer uma rapidinha ao ar livre por certo o tracking da Apple, para além de identificar o local do acontecimento, mostrará dois iPhones juntinhos, em movimento síncrono de frequência crescente e uma fase final de repouso correspondente ao descanso dos guerreiros.

terça-feira, 19 de abril de 2011

O NOSSO QUERIDO PREGO

A vida moderna não se compadece com perdas de tempo pelo que começo e termino já esta história.
Na minha infância tínhamos lá em casa um prego que não era bom da cabeça. Umas vezes estava muito bem no seu lugar no soalho, outras vezes saía um pouco obrigando-nos a tropeçar nele, e outras ainda saía mesmo de todo e íamos encontrá-lo no quintal a apanhar sol, por exemplo.

Certo dia desapareceu de casa originando que minha mãe desse o alerta e oferecesse uma compensação a quem desse alvíssaras do nosso estouvado mas querido prego (fora herdado de um meu bisavô paterno, muito viajado, que o obtivera num leilão na Índia).

Foi então que muitas horas passadas, aí pelo lusco-fusco da tarde, apareceu lá em casa um grupo de pescadores que em grande algazarra nos trazia o famoso prego dizendo um deles a minha mãe: «Encontrámo-lo no mar, D. Natércia! No mar... a nadar tranquilamente numa zona infestada de tubarões!... E imagine a senhora o perigo que este prego corria!... Aquilo era um cardume de Tubarões Martelo!...»

E acabou a história. [Estou tão senil como o nosso querido amigo Galopim].

Sei que esta história não tem piada nenhuma; mas trouxe-a aqui por uma questão didáctica: dizer aos mais jovens que já houve tempo em que as casas tinham um chão a sério: não o chão de hoje coberto de porcarias como o soalho flutuante e outras tretas fixadas com cola para enganar papalvos ― as casas antigas tinham e têm um chão de madeira verdadeira fixada com pregos enormes! Com pregos com cabeças pensantes ― o que é que julgam!?

O nosso velho prego ainda hoje lá está. E vou vê-lo dentro de poucos dias. Estou em pulgas!...

CARIL DE GOA PARA O MUNDO


Hoje acordei magnânimo e um mãos-largas.

Não queiram saber o quanto os amigos me têm instado ao longo dos anos para que eu dê “A Receita do Teu Caril”...

Aqui vai, então, uma receita de caril goês bastante saboroso e afrodisíaco.

Ingredientes, tempo e modo de preparação (para 4 a 5 Pessoas).
1) Corte 1 kg de Frango (ou porco, vaca, camarão, lulas, peixe, etc.) e tempere com 2 colheres (chá) de sal
2) Leve a refogar em lume brando 2 cebolas médias picadas (250 g) em 7 colheres (sopa) de óleo (10 minutos).
3) Junte ao refogado já pronto 3 copos de água quente (0,7 dl), 5 colheres (sopa) cheias de coco ralado, alho a gosto, gengibre e coentros frescos. Coza-os durante mais 10-15 minutos.
4) Passe por um misturador ou triturador eléctrico (tipo "varinha mágica") até homogeneizar.
5) Junte então 1 colher (sopa) bem, bem cheia de pó de caril goês, 1 cubo de caldo de carne, 25g de polpa de tamarindo, 1 malagueta longa verde picada (facultativo) e misture bem.
6) Adicione finalmente o frango, camarão ou peixe, etc. e deixe cozer durante 30 minutos.

Acompanhe com arroz branco solto (cozido sem sal, em muita água e depois escorrido), batata cozida, ou legumes salteados.
Nota: pode substituir dois dos copos de água por igual quantidade de leite de coco que o caril ficará mais saboroso.

Tem aqui um excelente caril, pode crer.

Eu faço ainda melhor; mas não dá para ensinar ― depende da música ambiente, da escolha inesperada de algum ou alguns ingredientes não nomeados, da companhia que me façam, do conteúdo dos copos com que terei que ser mimoseado enquanto cozinho, de tanta coisa afinal... ahahahh!...

Todo o cozinheiro tem os seus segredos que nunca revela!...

sábado, 16 de abril de 2011

METAMORFOSES


O rotundo e então impante putativo ex-futuro ministro das finanças do PSD envelheceu tanto nestes últimos meses!...

Até faz pena vê-lo assim tão enrugadinho na foto da direita! Faz pena ver assim envelhecido este homem que há bem poucos meses, cheio de vida, enchia blogues, jornais e programas televisivos com sentenças salomónicas e soluções económicas milagrosas para Portugal, no que lhe crescia o estômago colando cada vez mais a gravata aos microfones...

Ou será que me enganei e a segunda fotografia não é dele! Passos Coelho tê-lo-á mandado dar uma volta...?!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

«O ÁLIBI»

Eu tenho a sina de gostar de “Manuéis” – Adoro as ideias e a clarividência de Manuel Maria Carrilho.

«A força da história avalia-se pelo modo como deforma os factos e maquilha a realidade. Em Matosinhos, ela foi muito eficaz para esconder aquilo que na verdade mais perturba os socialistas: esta é a terceira vez que o FMI é chamado a intervir em Portugal, e, sendo verdade que veio sempre a pedido de governos liderados pelo PS, esta é a primeira vez em que vem devido a erros de governação do próprio PS.»

«Esta história inventada pelos conselheiros de Sócrates vai fazendo o seu caminho. Espalha-se com mais desenvoltura que um programa eleitoral, e consegue fazer com que muita gente, sem dar por isso, acredite no inacreditável: num dia o nosso primeiro-ministro estava "quase a conseguir salvar-nos", e no dia seguinte o chumbo do PEC IV abriu um buraco de 80 mil milhões de euros...»

«Não consigo conformar-me com este modo de "fazer política". Sofro, como milhares de socialistas, e certamente muitos mais portugueses, com este tipo de comportamento que joga no "vale tudo" para permanecer no poder. Ao arrepio de todos os valores, ignorando as mais elementares regras da ética, transformando a política num mero exercício de propaganda que se avalia por um único resultado: continuar no poder.
O Partido Socialista ficou reduzido ao álibi de Sócrates. Um secretário-geral que deu sem dúvida provas como candidato eficaz, mas que também já as deu como governante medíocre, conduzindo o País à bancarrota e à mais grave crise que o País já conheceu desde o 25 de Abril de 1974.»

«UMA PARCERIA PROMETEDORA

Fernando Nobre, que ainda há poucas semanas garantia na RTP 1 que "categoricamente, não!" aceitaria integrar uma lista partidária e, na SIC, que "está assente, determinado" e que "não volto atrás!", na decisão de não aceitar cargos partidários, dá tanto valor a tais "princípios" que, em troca deles, não aceita menos do que a sorte grande.

Assim, a crer na notícia que ontem animou imprensa, blogosfera e redes sociais, renunciará ao mandato de deputado e deixará às moscas (salvo seja) o seu lugar na bancada do PSD "se não for eleito" presidente da AR.

Pelos vistos, Passos Coelho não terá previsto tal hipótese (mas já se tornou "griffe" de Passos Coelho não prever hipóteses), e não será surpreendente que, assim sucedendo, o vejamos em breve a pedir de novo desculpa aos portugueses.

Será pena. Nobre-Passos Coelho constituiria uma prometedora parceria público privada, assente num imenso capital de inexperiência política e/ou governativa e num total vazio de ideias e projectos.

Trata-se de vazios de, digamos assim, cargas diferentes e por isso os parceiros se terão atraído entre si. O de Nobre, um vazio de tipo quântico, prenhe de "energia escura" e de potenciais partículas de ideias, como a de "cidadania" ou a de "participação". Já o de Passos Coelho é mais o Nada da física clássica: as ideias novas que anuncia todos os dias são contraditórias com as do dia anterior, anulando-se umas às outras.

[Manuel António Pina - Jornal de Notícias]

terça-feira, 12 de abril de 2011

MAUS HÁBITOS

Apesar da crise há hábitos que se mantêm: daqui a duas horas estarei a ver a Liga dos Campeões saboreando um excelente tinto que vai acompanhar uma grelhada de carnes e enchidos açorianos.

Não se façam rogados! São servidos?

FELÍCIA CABRITA ABSOLVIDA


[Notícia do semanário SOL]

QUEM TE AVISA...



[Adriano Moreira - Diário de Notícias]

segunda-feira, 11 de abril de 2011

PSD UM TIRO PELA CULATRA?

O PSD convidou Fernando Nobre para candidato a presidente da Assembleia da República. Isto é próprio de quem privilegia o mediatismo da política (que sempre condenou em Sócrates) em vez de se ater às questões sérias da política. Mau começo, portanto!...

Fernando nobre é conhecido dos portugueses através da sua autobiografia ― sempre foi ele próprio a falar de si mesmo. Mas quer-me parecer que já vai sendo tempo de alguém tentar saber e nos diga quem ele é, visto de fora.

Aos mais esquecidos quero lembrar que Fernando Nobre já foi monárquico; já foi mandatário do Bloco de Esquerda às eleições europeias; concorreu às presidenciais como “independente” com o beneplácito de (e de certa forma lançado por) Mário Soares; e agora aparece como candidato a deputado pelo PSD.

É chegada então a hora de se investigar e fazer a biografia de Fernando Nobre; a qual, tenho a certeza, será ainda mais impressionante e imaculada que a modesta autobiografia trazida a público pelo próprio durante a campanha para as presidenciais. E comece-se por exemplo pela organização e acção da AMI (Assistência Médica Internacional), organização que ele criou e de que é o presidente ― isto para começar ―. E para o começo dos começos analise-se o organograma da AMI (leia-se por favor os nomes todos escritos com letrinhas pequeninas) e verifique-se minuciosamente que relações haverá entre alguns dos seus membros proeminentes (a vice-presidente e alguns vogais, por exemplo) e o seu presidente, Fernando Nobre; e entre muitos dos restantes membros e esse mesmo presidente; e ainda as relações dos vários membros entre si. Depois é ver como aquilo funciona, quanto ganha cada uma daquelas pessoas, os outros colaboradores, os médicos e enfermeiros que vão para o terreno, etc.; e verifique-se de onde vêm os financiamentos, como são controlados e usados os donativos; se há cartões de crédito ou não, etc., etc..
Verifique-se as contas da fundação. Porque não?!

Não estou a insinuar nada! ― Que fique bem claro! ― Estou apenas a sugerir alguns passos para o conhecimento da biografia de Fernando Nobre. É que se dantes ninguém tinha nada que saber destas coisas, agora que Nobre é candidato com possibilidades de vir a ser a segunda figura do Estado, compete aos cidadãos perguntar: ― Quem é este Senhor que já andou por três quartos do arco político português, mas continua a dizer-se “independente”?

É que a correr assim ― de mansinho... ― pelas cores todas da paleta política portuguesa, Nobre “ameaça” qualquer dia candidatar-se a beato ou Santo pela Santa Sé sem que seja escrutinado sequer pelo sacristão.

Independente uma ova!...

domingo, 10 de abril de 2011

GERAÇÃO DESTOMATADA

Rezam as notícias que as duas únicas vozes dissonantes no congresso norte-coreano do PS, Ana Gomes e Rómulo Machado, viram as suas intervenções agendadas para esta última madrugada a horas em que a sala estaria e esteve vazia e em que as rádios e as televisões estavam a dormir. Isto diz tudo sobre que PS vai sair hoje de Matosinhos:

O mesmo PS manipulado e manipulador;
O mesmo PS domesticado e domesticador;
O mesmo PS travestido de democrata e travestido de esquerda.

Em suma, o mesmo PS que nos últimos seis anos levou o país à bancarrota e à desagregação social; o mesmo PS de gente que nada aprendeu com os erros (os quais não reconheceram de todo) e que se prepara para ir a eleições com os mesmo truques e as mesmas mentiras de sempre.

Se juntarmos isto ao saco de gatos que é o PSD, partido onde também habitam dezenas de cães atirados a um osso, temos o retrato perfeito do futuro de Portugal (com ou sem FMI) ― um país à espera que a revolução social que pode acontecer um pouco pela Europa fora chegue aqui um dia e badale os tomates deste povo submisso e desorientado que já foi outro noutros tempos não muito recuados.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

O QUE É QUE SABE SOBRE A LÍBIA?

Johann Hari: «We're not being told the truth on Libya.»

«They are bombing Libya because they can't bear for innocent people to be tyrannised, by the tyrants they were arming and funding for years.»

IMPAGÁVEL

Na minha próxima vida, quero viver de trás para frente.

Começar morto, para despachar logo o assunto.

Depois, acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa.
Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a reforma e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia.

Trabalhar 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável, até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo.

E depois, estar pronto para o secundário e para o primário, antes de me tornar criança e só brincar, sem responsabilidades. Aí torno-me um bébé inocente até nascer.

Por fim, passo nove meses flutuando num “spa” de luxo, com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e com um espaço maior por cada dia que passa, e depois – “Voilà!” – desapareço num orgasmo.

[Woody Allen]
Nota: Recebido por email.

CHARLES DARWIN EM CABO VERDE

Como cabo-verdiano orgulho-me bastante de saber que Cabo Verde foi o primeiro local fora das ilhas britânicas onde Charles Darwin praticou geologia.

Não sei quantos cabo-verdianos terão lido alguma coisa de e ou sobre Charles Darwin, mas devem ser poucos. A Origem das Espécies é a obra mais conhecida e emblemática deste cientista que entretanto deixou uma vasta publicação em tratados extensos e de escrita minuciosa.

Charles Darwin também escreveu uma Autobiografia que reza assim a pg. 92 em que o cientista se refere à sua viagem científica de cinco anos (1831 - 1836) à volta do mundo, no Beagle:

«Orgulha-me recordar que no primeiro local, ou seja, Santiago, nas ilhas de Cabo Verde, em que pratiquei geologia, convenci-me logo da infinita superioridade das ideias de Lyell relativamente às que eram advogadas em qualquer outra obra que eu conhecesse.»

quinta-feira, 7 de abril de 2011

MOURINHO À VASCO SANTANA

É durante este mês de Abril que José Mourinho vai a exame para se saber se merece manter a sua aura de Special One, ou se será recambiado para o lote dos treinadores comuns.


As até agora bestas negras de Mourinho (Pep Guardiola, Leo Messi e a restante equipa do Barcelona) são o júri que vai perguntar ao técnico português o que é o «esternocleidomastoideo».

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ELIZABETH TAYLOR

O MELHOR NU FEMININO DE SEMPRE

AS RESPONSABILIDADES DE CAVACO SILVA NA CRISE

A crise (que já existia) agravou-se com o discurso de posse de Cavaco Silva. Foi um discurso sectário, ressabiado, contra o PS e o governo, de apoio ao PSD e à direita e de incitamento à revolta e à deposição do governo.

Os apoiados agiram em conformidade e o país está como está e todos vêem: em plena campanha eleitoral ― como não podia deixar de ser ― com o governo e o PS naturalmente mais preocupados com as eleições do que com as tarefas governativas.

Cavaco, como homem experimentado, não pode dizer que não previu que assim poderia ser e seria. A responsabilidade do que está a passar-se no país cabe-lhe em grande parte ― não pode fugir a isso ― e se o PS ganhar as próximas eleições Cavaco Silva deverá apresentar a sua demissão para completar a sua bonita obra juntamente com o PS, o PSD e toda a direita política e dos negócios que tem delapidado a contribuição líquida dos portugueses para os cofres do Estado. Mas espera-se, caso isso venha a suceder ― caso o PS venha a ganhar as eleições ― que Cavaco seja responsável quanto baste e só se demita após ser encontrada uma solução governativa (digo isso porque nada percebo da Constituição e não sei o que nela está previsto para casos destes).

Eu, por mim, votarei no PCP. Jurei que nunca mais na minha vida contribuiria para a maioria absoluta seja de que partido for. 

terça-feira, 5 de abril de 2011

La 'Juventud sin futuro' (a Espanha também)

En Inglaterra, en noviembre del año pasado fueron los estudiantes los que encabezaron las protestas contra el plan de ajuste del Gobierno esgrimiendo como principal protesta el elevado incremento de las tasas universitarias. Una reivindicación que comparte la plataforma de juventud sin futuro que asegura que existe una "mercantilización de la educación pública, que apuesta por la rentabilidad privada, y no por la formación y el conocimiento".


"Queremos recuperar nuestra capacidad para ser actores de un motor de cambio, combatiendo un país de precariedad, desempleo y privatización de nuestra educación. Somos además conscientes de que la movilización y la lucha tienen sentido, pero sobre todo de que son necesarias", apuntan en el texto en el que exponen sus razones para protestar y fijan la mirada en sus vecinos. "Italia, Francia, Grecia o Islandia nos enseñan que la movilización es indispensable. El mundo árabe nos demuestra que la victoria es posible", añaden.


[El Pays]

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A ESTRELA EMPALIDECIDA DE MOURINHO

NEM A PARAPSICOLOGIA FAZ EFEITO

Pep Guardiola e Lionel Messi engoliram o Real Madrid e o seu treinador em pouco menos de sete meses. Só Cristiano Ronaldo se safa no meio da desorientação instalada em Valdebebas: quando Ronaldo joga o Real Madrid é uma equipa com laivos de  classe no ataque, quando não joga, o Real é uma coisa bem diferente roçando a mediocridade (para o nível alto do futebol espanhol).

Os próprios jogadores do Real já começaram a descrer das qualidade de Mourinho a ponto de já gozarem com as charlas de Mou no balneário.

domingo, 3 de abril de 2011

GOOGLE ANDROID 2.3.2

UM PASSO DE GIGANTE NA COMUNICAÇÃO MÓVEL
Basta ter um smatphone com este sistema operativo e um plano de ligação de dados com uma das companhias telefónicas a operar no país. A partir daí e à medida que formos utilizando as aplicações do telefone, o seu sistema operativo, o software Android da Google, liga-se à Internet e vai-nos dizendo o que é preciso ser feito pedindo licença ao utilizador para concretizar as tarefas necessárias. E é assim que faz o acerto da data e hora; que obtemos a nossa lista de contactos entretanto anteriormente criada no Gmail, ou no Yahoo, etc.; abrimos ou utilizamos uma conta facebook, uma conta Twitter e por aí fora. Ao escolhermos o país onde nos encontramos o telemóvel, ou já está equipado ou equipa-se no momento de software para o efeito e fornece-nos então várias informações úteis: informações do tempo, noticiário completo actualizado de várias fontes noticiosas, etc., etc..

E se por acaso ou ventura formos proprietários do novo Sony Ericsson Xperia arc (na imagem), então teremos a combinação perfeita de software e hardware. O Xperia arc não traz qualquer manual que se tenha que ler para o utilizar: traz apenas um pequeno folheto a explicar para que servem os botões e as portas do telefone, como introduzir cartões SIM e de memória, como colocar a bateria e pouco mais. Tudo o resto que é preciso saber fica por conta do software da Google: é ele que no-lo vai ensinando à medida que experimentamos os atalhos que o telefone apresenta quando, uma vez ligado à rede, o exploramos. A partir daí e de cada vez que algum programa nele contido tenha sofrido uma alteração, ele comunica-no-lo e pede permissão para fazer a respectiva actualização.

Uma maravilha! Um sistema operativo fabuloso capaz de transformar um totó num expert em novas tecnologias.

Quando dentro de poucos meses a Google lançar a novo Andriod v3.0, se calhar ao comprarmos nessa altura um telefone online, passados poucos minutos olharemos lá para fora e veremos um passarinho batendo no vidro da janela para no-lo entregar já quentinho e funcional.

BOM DIA!

sábado, 2 de abril de 2011

Epístola Vigésima Nona:

Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895).

Como complemento oportuno das duas últimas Epístolas,
Se nos afigura pertinente expender o seguinte:

(1)    A China mantém (enfim), relações diplomáticas (estreitas) com muitos Países sub sarianos. Ela utiliza o seu assento permanente no Conselho de Segurança para se fazer de porta-voz, até de protector de regimes amigos. Em virtude do Princípio de não ingerência, Pequim abandonou (deste modo) várias párias da Comunidade Internacional. O Sudão de Omar el-Béchir e o Zimbabwe de Robert Magabe, expostos às sanções da Comunidade Internacional, beneficiaram de apoios preciosos da parte das autoridades chinesas, enquanto conduziam assaltos (em regra) contra os direitos humanos dos seus cidadãos.
(2)    Quiçá, o mais surpreendente é que a China agiu (por vezes) contra os seus próprios interesses para conservar a sua legitimidade de porta-voz do Terceiro Mundo. Foi (precisamente), no caso das negociações do ciclo de DOHA, em que Pequim se opôs à uma baixa das tarifas aduaneiras nos Países do Sul (afim de não se dissociar do bloco dos países em vias de desenvolvimento), conduzido pela Índia. Outro símbolo marcante é o “presente especial” oferecido (graciosamente) à União Africana (UA). Estamos a referir (obviamente) ao gigantesco complexo de Conferência em Adis-Abeba, um elevado Edifício de 25 andares, opulento e contendo 500 gabinetes, que foi concebido, construído e financiado (integralmente), pela China.

(3)    A “China amarela”, a dos camponeses, dos grandes espaços continentais e das tradições, foi (muito tempo) oposta à “China azul”, a dos mandarins, do mar e das permutas com o Mundo. A fulminante ascensão da China em África parece confirmar a ascendência da China azul, neste início de século. Através do encorajamento do seu Sector privado no sub continente, a formação de jovens africanos, o estabelecimento de centros culturais chineses, a sua ajuda ao desenvolvimento e a sua ofensiva de canal diplomático, Pequim experimenta em África uma nova política estrangeira (profundamente) internacionalista. Sinal dos tempos que mudam, em que o viajante, transitando de Pequim a Lagos (Nigéria), já não passa por Londres, Bruxelas ou Paris. Novas linhas aéreas florescem entre os dois continentes.