segunda-feira, 23 de abril de 2012

APAGÃO NA CAPITAL DE CABO VERDE


Edson Medina, jovem dirigente do PAICV (partido no poder), publicou esta carta (enviada pelo Djibla) que transcrevemos.

“Carpe Diem

Sr. Ministro do Turismo, Industria e…Energia(!!??) Estou há quinze, sim quinze (15) horas, sem luz. E sem saber porquê!! E desde o meio dia que tento ligar para Electra para ter informações e o telefone sempre ocupado!!

Poderia falar dos constrangimentos que essa situação me traz. Poderia citar os meus direitos, enquanto consumidor que paga as contas, poderia até falar dos meus direitos de cidadão, citando a Constituição, mas não o vou fazer.

Sr. Ministro, vc é responsável pela área da energia. O Sr. Assumiu compromissos com os caboverdianos. Primeiro no seu juramento, enquanto membro do Governo. Segundo, no momento em que afirmou que a Electra era um problema de todos nós e que todos devíamos assumi-lo. Pois eu e milhares de cidadãos, estamos a assumir a nossa parte, pagando as contas, não roubando energia, tendo contadores legais, denunciando. Em terceiro lugar, por ter afirmado que em Fevereiro a situação estaria “estabilizada”…e nem digo resolvida! Já estamos em finais de Abril (!!!) e a situação é o que é!

Sr. Ministro, há alguém em falta e não somos nós. O Sr. anda a defraudar os cabo-verdianos e a não cumprir as suas promessas. Por isso, demita-se!! Mas fá-lo por si. Será bem interpretado. Dirão: eis uma demonstração de humildade, eis um político que sabe avaliar e assume que não cumpriu com o prometido e demite-se.

Mas Sr. PM, caso o Sr. Ministro não o faça, fá-lo o Sr. Demita o Sr. Ministro, sob pena de atrair a si a responsabilidade. Sim, pois o Sr. PM é responsável, pelo menos devia ser. O Sr. tb seria bem avaliado. Pela coragem, pela humildade em aceitar que o Sr. Ministro está esgotado e deve ser substituído por outra pessoa com maior visão e…energia!

Não é normal que o Governo tenha conhecimento das falcatruas, da corrupção, das ilegalidades e da incompetência da Electra e não tome atitudes. As leis existem para serem accionadas. Até quando teremos que continuar a aturar e a pagar pela incompetência, pela falta de humildade em aceitar erros e corrigi-los. Há muita gente que paga as contas.

Já era tempo de pelo menos a situação estar estabilizada (sem trocadilhos). Mas neste momento, creio que estamos pior. A paciência das pessoas pode não durar para sempre!"