domingo, 26 de fevereiro de 2012

SERVIÇO CÍVICO

«A mim indigna-me ver um mundo em que 1% detém 90% da riqueza e em que a economia esmaga o homem e os seus direitos. No Chile temos um presidente que muitos dizer ter o QI de um chimpanzé tonto.»
[Luís Sepúlveda, escritor chileno, Antena 1, hoje]

Foi há bocadinho que ouvi isto na Antena 1. Fora à cozinha “ver” o que poderá ser hoje o almoço, e como tenho lá um rádio que está sempre ligado na Antena 1, escutei estas palavras do escritor chileno numa entrevista ao programa “Visão Global” dessa rádio.

Luís Sepúlveda está em viagem pelo norte de Portugal e falava sobre o seu último livro Notícias do Sul em que fala de um ‘país’ desaparecido pelo linchamento da sua cultura às mãos dos empresários turísticos e do dinheiro, ‘país’ situado na Patagónia.

Por aquilo que ouvi em pouco mais de um minuto, da boca de Luís Sepúlveda, não pude senão deixar atrasar a preparação do almoço e voltar aqui para o registar e divulgar ― tão importante o achei e para que não se vá da memória.

1) Para que o essencial não se perca, pois, penso que se aplica a muitos outros governos e governantes, a muitos desgovernos e desgovernantes que tomaram conta da coisa pública neste mundo globalizado em que a economia subjuga o homem, os seus direitos, a sua liberdade e até o seu direito à paz, ao são convívio com a família e os amigos, e à sua própria saúde mental;

2) Porque há demasiados chimpanzés à solta desmandando tontamente povos, nações e países; e toda a denúncia é pouca, tornando-se precisa a mobilização das pessoas para resgatar a riqueza sequestrada, escondida e negada, detida pelo tal 1% cuja acção é preciso exterminar.