quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

UMA ENTREVISTA DE UMBERTO ECO


«A internet não seleciona a informação. Há de tudo por lá. A Wikipédia presta um desserviço ao internauta. Outro dia publicaram fofocas a meu respeito, e tive de intervir e corrigir os erros e absurdos. A internet ainda é um mundo selvagem e perigoso. Tudo surge lá sem hierarquia. A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar.»

Quem sou eu para opinar!? Mas como Umberto Eco deixou aqui a porta aberta, no que à população “atingida” diz respeito, acho poder dizer que penso que os ignorantes e os iliterados não usam a Net para se informarem, para aprenderem seja o que for; daí eu acreditar que não ficam confusos e amnésicos por excesso de informação. Acho que usam a Net fundamentalmente para se comunicarem e para dizerem ‘ao mundo’ que estão vivos e sentirem-se com isso recompensados pelas respostas que recebem ― qualquer resposta lhes é válida ―, o que lhes alimenta a auto-estima e lhes transmite um certo grau de dignidade individual.

Quem acho que fica confuso e amnésico é a grande maioria da população escolar de hoje (que vê na Net a salvação pela sua aversão aos livros) e a chusma de falsos inteligentes (mais velhos que aqueles) que julgam-se informados porque «leram na Net»; e usam ideias e palavras alheias como se fossem de sua própria lavra e autoria: é copiar e andar. Estes são os amnésicos.