quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MORREU D. TOMAZ BARBOSA SILVA NUNES


Cumpre-me dar esta notícia sobretudo aos nossos familiares no estrangeiro (Cabo Verde e Estados Unidos, principalmente), pois, D. Tomás era apreciado por todos nós com quem um dia conviveu e apreciava a família como um todo, incluindo aqueles que não conhecia. D. Tomás terá morrido pouco depois da meia noite de ontem no seu quarto e a causa da morte ainda não é conhecida.

D. Tomaz Pedro Barbosa da Silva Nunes foi titular de Elvas desde 1998 e era Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa desde essa data. No ano seguinte foi eleito secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, cargo em que seria reconduzido em 2002. Era actualmente vigário-geral e moderador da Cúria Patriarcal, vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã.

Era apontado, dentro e fora da Igreja, como um dos prováveis sucessores do actual cardeal patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo, que dentro de seis meses atingirá a idade de 75 anos e deverá, ao abrigo das normas canónicas, escrever ao Papa a solicitar a dispensa do cargo de patriarca de Lisboa, abrindo caminho à nomeação de um novo bispo diocesano.

O corpo de D. Tomaz Barbosa estará em câmara ardente na Igreja de Fátima, em Lisboa, a partir das 17 horas, realizando-se a missa exequial amanhã às 11 horas.

Nota: Em sinal de luto, retiro temporariamente o vídeo de daggering que colocara hoje aqui mais abaixo.
E durante os próximos três dias não publicarei mais postas neste blogue.