sexta-feira, 7 de julho de 2006

AINDA A ANTENA2

Depois de um protesto indignado contra a programação da Antena2, e de, em Maio passado, ter trocado esta correspondência com o subdirector de dita estação de rádio, recebi, agora, um e-mail simpático de Margarida Aires, cujo respondi nos termos que se seguem:

[e-mail de Margarida Aires]:
«Caro A...
Antes de mais peço desculpa pelo atraso na resposta ao seu e-mail.
A pergunta que se põe é “estamos” quem?
Sabe que um dia fizemos a experiência de, à tarde, durante uma hora e meia só passar música, sem dizer nada. Acredite ou não, as pessoas telefonaram a reclamar. Ainda hoje falei com uma pessoa que elogiou o facto de, durante a madrugada, se ter passado falar, a apresentar as obras, por exemplo. Pela nossa experiência, nem todas as pessoas preferem só música, há também quem goste de ouvir uma boa entrevista, uma boa conversa e, de facto, recebemos elogios nesse sentido.
Cumprimenta,
Margarida Aires
Antena2»


[Minha resposta]:
Cara, Margarida Aires:
Depois de um e-mail malcriado do Senhor João Almeida que teve o cuidado de me escrever a partir do endereço dele na netcabo.pt; e-mail que mereceu resposta adequada, cuja anexo para seu conhecimento; faz bem ler esta sua resposta demonstrativa de que nem tudo ainda estará perdido na Antena2. Obrigado por isso; e pela gentileza que teve em, mesmo com algum perdoável atraso, responder ao meu protesto indignado.

Respeitando embora a experiência que me relata, creia, minha senhora, que é minha convicção que os ouvintes que teriam ficado satisfeitos com dita experiência, já não devem escutar, como eu, por hoje, a Antena2. Não quero especular minimamente sobre o universo social a que pertencerão esses ouvintes [a que se refere], nem se buscam na emissora apenas sinais consoladores de presença humana – voz humana, independentemente do que é dito –, pois seria demasiada soberba da minha parte fazer tal exercício e concluir que a Antena2 estaria a ser interpretada como emissora de ruído benfazejo.

Devo acrescentar, aliás, e para que fique claro, que eu protestei contra aquilo que considerei um excesso de palavras ligeiras e não contra o enquadramento e apresentação de peças musicais.

Estará certamente a Antena2 a perder os ouvintes que quis perder. E a ganhar aqueles que quis ganhar. Só o futuro nos dirá se a actual direcção dessa emissora está a consolidar a presença da estação no panorama cultural nacional, ou se, antes lhe está a fazer, inadvertidamente, os preparativos funerários. Temo muito que esteja a acontecer esta última hipótese. Mas é apenas um temor meu que espero se venha a verificar não ter fundamento.
Cumprimentos, e mais uma vez obrigado pela sua gentileza.
ASM