domingo, 25 de junho de 2006

A FÉ CONTRA A MATEMÁTICA

Hoje, antes do Portugal Holanda, verifica-se a existência de duas posições curiosas, muito significativas a meu ver.

Por um lado temos Portugal:
Onde impera a fé numa provável vitória logo à noite sobre a Holanda; fé baseada na infalível máxima “não há duas sem três”, não há cinco sem seis, e por aí fora. É que de 9 jogos entre as duas selecções, Portugal ganhou 5, empatou 3, e perdeu apenas 1. Para quem tem fé, claro que isto só pode prenunciar mais uma vitória. Tanto mais que as Senhoras do Caravagio e de Fátima, como se sabe, foram arregimentadas para a peleja.

Do lado holandês:
Fazem-se contas de cabeça e diz-se: se de 9 jogos entre as duas selecções, a Holanda perdeu 5, empatou 3, e ganhou apenas 1 – então, pela lei das probabilidades, é a Holanda que tem as maiores probabilidades de ganhar o décimo jogo de logo à noite.

E nós aqui estaremos logo mais para ver quem tem mais força: se Nossa (salvo seja) Senhora do Caravagio, se o matemático e geómetra holandês, Christian Hygens.

Christian Hygens deu, em 1657, um grande impulso ao desenvolvimento da Probabilidade com a publicação do primeiro tratado formal sobre probabilidades. A esse estudo deve-se o conceito de esperança matemática de grande relevância para o Cálculo de Probabilidades e Estatística.

Mas… atendendo a que, no século XVI, o matemático e jogador italiano, Jerónimo Cardano (1501-1576), decidiu estudar as probabilidades de ganhar em vários jogos de azar, sendo assim o primeiro, o iniciador da teoria das probabilidades, ao escrever um argumento teórico para calcular probabilidades (resumido daqui) talvez tenhamos que telefonar ao seleccionador italiano pedindo-lhe que confirme ou desminta a teoria dos holandeses.

Será que uma divindade ou duas podem baralhar essas contas todas e dar a Portugal mais um argumento inequívoco de que o Império da Fé é mais importante do que o simples e humano poder da Matemática?

Porque não? Não foi assim com Nuno Álvares Pereira em Aljubarrota? Não foi assim que o Comunismo Científico de Marx foi derrotado pelo Ocidente católico e crente no segredo de Fátima?

Então:
Tenhais fé, ó crentes do rectângulo luso! Logo mais o Sol dançará segunda vez nos céus e prenunciará a vitória de Portugal.