segunda-feira, 9 de abril de 2012

(LI) Alors que faire?


 Prática de ACTUAÇÃO QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA:

Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895)

Acerca da Tese da alienação...

            E para principiar, esta nossa peça ensaística, de modo consentâneo, eis algumas Marcas, assaz pertinentes:
(1)           Le tiraillement entre interprétations divergentes est au fondement même de la recherche anthropologique sur le monde noir”. (...)
(2)           “Les peuples africains ne permettront plus désormais d’être culturellement, économiquement, politiquement et intellectuellement kidnappés pour fournir aux universitaires européens les symboles de leur statut intellectuel (...) et la matière de leur cours injurieux et hors de propôs (Déclaration du BLACK CAUCUS, citée par HOWE, 1999, p.60).
(3)           Quand je dis “noir”, ce mot, n’a pas de contenu biologique et je ne l’emploie pas non plus au service d’une cause raciale. Quand je dis “noir”, je nomme une expérience historique unique d’hommes et de femmes bien définit, dont la présence dans ce monde était destinée à changer la vision et l’oreille du monde et dont la libération finale sera une contribution décisive à la libération de l’humanité”. GEORGES LAMMING, discours d’ouverture au festival Carifesta, 1981, publié et traduit par le Progressiste, 1982, suplément au numéro 974.

NP:
São três as teorias/teses que enformam o húmus dos relevantes Estudos do universo cultural negro das Américas, designadamente:
--- A Teoria ou Tese da continuidade de uma herança Africana.
--- A Tese da “Crioulização” e
--- A Tese da alienação, que vamos abordar, nesta nossa Peça ensaística.

(A)
            Os escritos de investigação, elaborados, no âmbito das Ciências Humanas sobre as Antilhas francesas são (aliás), os que mais insistiram nesta temática da alienação. Donde (antes de mais), se impõe avançar com a seguinte interrogação. Ou seja: É preciso relacionar uma tal verificação com a situação das Ilhas que acabaram por fundir com a Nação Francesa? Pode-se (quiçá), supô-lo! O processo antigo de assimilação em Guadalupe e Martinica põe em jogo conexões dissemelhantes que tornam mais complexas que algures os andamentos/cadências da identificação cultural.


(B)
            Não há dúvida nenhuma, que o investigador Jean Jacques FREDJ (1983...) mostrou muito bem quanto a integração num modelo republicano encetado, desde os dias seguintes da revolução de 1789, tinha tornado “impossível a expressão de algumas contradições sob o aspecto da diferença racial”. De feito, as sociedades antilhanas viam sobrepor-se à partir do término do século XVIII uma lógica colonial, a que contribuiu para a manutenção de uma “plantocracia branca” face à uma massa negra e uma lógica de cidadania (que reconhece), indivíduos livres e iguais em direito. Para os Antilhanos, lutar para a liberdade passa (paradoxalmente), por uma aproximação com os ideais republicanos da metrópole, que permanece, contudo, o centro/sede do empreendimento esclavagista e colonial.

(C)
            Trata-se, com efeito (evidentemente), de estar ao lado da França revolucionária contra a França do Antigo Regímen. Deste modo, as etapas da emancipação e da aquisição dos direitos de cidadão nas Antilhas correspondem (exatamente), às da marcha para a estabilidade republicana em França. Destarte, portadoras de igualdade que (elas) tenham podido obter, esta etapas (abolições, sufrágio universal, departamentalização), baralham as pistas da consciência das relações sociais, não deixando se exprimir a oposição fundadora destas sociedades. Esta fusão colonizadores/colonizados operada no domínio político e que permanece desigual nas Ilhas anglófonas, constitui já a marca de uma primeira dificuldade para as identidades à se construir à partir de um reconhecimento claro dos termos da sua própria história.

(D)
            Com efeito (et pour cause), face à esta situação particular, a investigação, no âmbito da Língua francesa se mostrou (por conseguinte), sensível a tudo quanto podia criar obstáculos à edificação de uma cultura “produzida” pelo grupo dos escravos e dos seus descendentes. Vale a pena, neste ponto, trazer à colação o húmus do trabalho do médico e antropólogo francês, Jean BENOIST (1972), que inaugura (verdadeiramente), a investigação antropológica nas Antilhas francesas e, que (aliás), indica já pelo seu título – “L’Archipel inachevé” – a orientação outorgada às interpretações acerca da cultura. É (com efeito), um período intelectual de uma vintena de anos que se abre, quase (exclusivamente), consagrado à analisar o mal-estar/penúria destas sociedades edificadas sobre o tráfego e a escravatura.

(E)
            Como se pode ver e perceber (na verdade), a dificuldade em consolidar as identidades sociais aparece (), quão imensa, em relação com as violências simbólicas herdadas da instituição esclavagista. Inacabadas, estas sociedades o são na opinião da referência que lhes é necessário (sempre), procurar no exterior de elas mesmas para se edificar. Ou seja: “Depuis longtemps par d’autres qu’eux-mêmes, les Antillais ont eu, eux aussi, tendance à se définir et à se situer en fonction d’autres, à exister par reference” (BENOIST, 1972). A interiorização do preconceito da cor em que se mesclam atributos sociais e caracteres somáticos está na base da rejeição/renegação das pertenças culturais e produz retentissements graves sur la psychologie et sur la construction de l’image de soi” (Ibid ...).

(F)
            Eis porque, no âmbito desta dinâmica, assevera (avisadamente), a erudita oriunda da Martinica, Julie LIRUS-GALAP (1948-2011), reconhecida psicóloga/antropóloga e investigadora em Ciências Sociais, em 1971, que se trata para o Antilhano de um “preconceito contra si mesmo”. Já agora (por seu turno), falando do confronto permanente entre dois modelos culturais normativos (o Europeu e o Africano), do qual um é sobrevalorizado em relação ao outro, o sociólogo francês, François GRESLE (1971), conclui o seu Estudo  sobre a Martinica, afirmando: “Finalement, le Martiniquais paraît ne devenir lui-même qu’en renonçant à sa condition, en brisant tout lien communautaire, en refusant son héritage et à la limite sa personne”. Enfim, outros, como (por exemplo), o dramaturgo e poeta natural de Martinica, Auguste ARMET (n-1939), acabaram por falar (em 1982), de Sociedades Krazé (“esmagadas”), ou seja, Sociedades sufocadas pelo peso da sua história, sujeitas à uma morbidez/definhamento geral (que suporta) a ideologia do domínio colonial, ao ponto que a sua dinâmica interna se encontra (fortemente), alterada, os seus membros desenraizados, dispersados/separados e impotentes, a sua organização desequilibrada...

Lisboa, 09 Abril 2012
KWAME KONDÉ
(Intelectual/Internacionalista --- Cidadão do Mundo).