quarta-feira, 14 de março de 2012

PORTUGUESES PASSAM A COMER PALHA

[Notícia do Expresso on-line de 13-02-2012]




É uma notícia de certa forma alarmante e que alerta os leitores e os cidadãos em geral para os malefícios da “carne vermelha” (leia-se carne de vaca).

A notícia veicula uma verdade antiga conhecida pela ciência médica, e este estudo não faz mais (e fá-lo muito bem) do que corroborar algumas suspeitas, bem como certas evidências medicamente já confirmadas e, aliás, utilizadas na clínica diária de qualquer médico que se presa, de que o consumo de carne deve ser moderado e de que há certos doentes (insuficientes renais, por exemplo) que devem comer pouquíssima carne ou mesmo não a comer de todo. Mas sabe-se que a carne de vaca também faz muitíssimo bem a quem dela necessita. É como tudo o que comemos: faz bem e faz mal ao mesmo tempo.

Conhecendo “o que a casa gasta”, não hesito um momento só que seja em pensar que está aí está a começar uma campanha surda e mole ‘contra’ o consumo de carne de vaca ― não vá um dia destes o leitor querer comer um bom bife do lombo e ficar supinamente revoltado quando meter a mão no bolso e verificar que não tem dinheiro para o comprar!

Entretanto o DN titula na sua edição de hoje: