sexta-feira, 30 de março de 2012

ABUSIVAMENTE


Este é um aplicativo de comunicação profusamente utilizado nos smatphones. Este aplicativo (opcional), uma vez instalado fica residente no sistema e nenhum utilizador comum o fará parar de trabalhar (mesmo quando o telefone está em repouso) e muito menos o conseguirá desinstalar completamente. Nunca! Só um Geek poderá desinstalá-lo, e para isso será preciso fazer modificações no telefone (rootear o telefone) perdendo com isso a garantia do produto.

É um aplicativo que “sabe” tudo o que se passa no e através do seu telefone ― conhece os seus hábitos de utilizador, todos os números da sua lista, os seus dados pessoais, os seus passos na rua, os textos das suas mensagens, etc. ― e divulga a terceiros o dia, a hora e os minutos em que você consultou pela última vez as mensagens por ele veiculadas. Para além disso o aplicativo pode «ter actividades que impliquem pagamento» ― por exemplo, consumir sem que você queira, o seu plano de dados contemplado no seu tarifário mensal. Eu considero-o (é o que eu penso) um aplicativo altamente abusador e excessivamente intrusivo.

Para o fazer parar no meu telefone andróide, tentei ontem de tudo durante mais de duas horas. “Parava-o” através do manager dos aplicativos e passado um tempinho ele fazia autostart e lá estava activo de novo. Fui à Net várias vezes; segui recomendações e exemplos ― sem sucesso!

Mas acabei por encontrar o ovo de Colombo: abri o AVG antivírus que uso no meu telefone (toda a gente deve ter um antivírus nestas máquinas) e fui à opção “Task Killer” ― matei o aplicativo e consegui finalmente que ele não voltasse a respirar. Mas continua instalado no meu telefone; está é morto e sepultado nele, mas não consegui desinstalá-lo. Entretanto, do mal, o menos.

Quando fizer o update do software para o Ice Cream Sandwich (Andróide 4.0) espero poder ver-me livre destas "carraças espionas".