sábado, 25 de junho de 2011

O FENÓMENO

[Julgavam que eu vinha falar do futebolista brasileiro, Ronaldo? Pois enganaram-se! Vou falar é de alguém bem mais importante do que esse.]

Ainda há pouco, na cozinha, frigindo um bife para um jantar solitário, liguei o receptor de rádio na Antena 1 e ouvi logo o Armando Carvalhêda em início de conversa com Paulo de Carvalho.

Armando Carvalhêda é daquelas pessoas que acho que ― mais que uma medalha; mais que uma condecoração; mais que um prémio; mais que uma estátua ― merece que se construa uma catedral em sua honra.

Este homem, ao longo de anos e anos, já apresentou quase quinze milhões de canções e entrevistou setecentos mil “artistas” perguntando-lhes sempre as mesmas coisas do costume: «quando começou», «como é que foi», «o que sentiu naquele dia tal», terminando com a mais repetida de todas as perguntas: «e agora, o que é que vem a seguir?»

Mas o que é verdadeiramente genial em Armando Carvalhêda, e muito me admira até à minha proposta da catedral, é que ele faz essas perguntas utilizando sempre as mesmas palavras ― e nunca correram com ele dessa função de apresentador de canções e de “artistas” (fórmula que ele usa para tratar, tanto quem canta como qualquer um que gargareja)!...