quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

NO 128º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE JOYCE

«Toca-me. Olhos doces. Mão doce doce doce. Estou sozinha aqui. Oh, toca-me logo, agora. Qual é essa palavra sabida de todos os homens? Estou mesmo aqui sozinha. Triste também. Toca, toca-me.»
[James Joyce - in Ulysses]

Nota. Hoje é dia de aniversário. Existe entretanto um dia em que se comemora a vida de Joyce, o dia 16 de Junho, o Bloomsday.* É dia feriado na Irlanda, um feriado nacional dedicado a um livro: Ulysses. Só a Bíblia encontra no mundo uma celebração idêntica à do romance de Joyce.

(*) James Joyce nasceu a 2 de Fevereiro de 1882. «Escolheu o dia 16 de Junho para ser imortalizado em sua obra porque foi nesse dia que fez sexo pela primeira vez com sua futura companheira Nora Barnacle, à época uma jovem virgem de vinte anos, apesar de a imprensa irlandesa publicar que nesse dia eles "caminharam juntos" pela primeira vez. Na verdade, Nora teve medo de completar o coito e masturbou-o "com os olhos de uma santa", como Joyce relatou numa carta em que relembrou o acontecido.»
BOM DIA!