sábado, 25 de dezembro de 2010

O NATAL NA COSTA DO MARFIM


Digam-me lá se isto também é culpa exclusiva das longas noites da colonização ocidental ou se estaremos antes perante um estado de pré barbárie assente no funcionamento de um regime corrupto e criminoso para o qual o seu povo não é mais que meros habitantes acidentais das terras e riquezas de que os militares se julgam os únicos senhores e beneficiários para quem o qual cujo povo (é mesmo assim, só “cujo” não o define bem) parece merecer mais uma prova de quem é que manda verdadeiramente, sofrendo chacina indiscriminada e em larga escala!

Nestas alturas surge-me quase sempre na cabeça a figura de um “tutor colectivo” que não consigo definir nem aceitar liminarmente, mas que me parece de certa forma indispensável. Explico-me ― custa-me admitir que o caos existente possa só por si produzir uma solução, razoável que seja, para os milhões de desgraçados que vagueiam pelos campos e cidades da Costa do Marfim e de outros países que tais.