sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Peça Ensaística Sexagésima, no âmbito de

Na Peugada de NOVOS RUMOS:

Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895).

Que les oiseaux et les sources sont loin!
Ce ne peut être que la fin du monde, en
Avance ».
ARTHUR RIMBAUD (Poeta francês : 1854-1891).

Acerca da Actividade Filosófica

(A)
            Não há dúvida nenhuma, que, se a Actividade Filosófica quer ser outra coisa mais que uma mera assunção museográfica, se ela pode resistir à tentação de se entrincheirar numa mera conservação de antiguidades espirituais, ela deve correr o risco de pensar este Evento e a Era que inaugura. No entanto, precisamente a dificuldade neste ponto consiste em reconhecer o ponto de vista peculiar e próprio ao Pensamento, deste modo, atribuído ao seu site. Ou seja: a colocação em situação do Pensamento (que só lhe pode dar o para pensar) deve, singelamente assumir a sua contextualização, que explicita as ferramentas com as quais ela pode pensar esta situação.

(B)
            Identicamente, como a situação na qual nos somos constrangidos, o contexto do nosso Pensamento determina o seu exercício e lhe atribui um ponto de vista determinado, pois que os fenómenos que se nos deparam não são interpretados no quadro de mitos primordiais, nem numa leitura literal de Escrituras Santas (as próprias Seitas Evangélicas renunciaram ao Criacionismo em benefício da Intelligent Design), todavia, no âmbito da Lógica de uma racionalidade de tipo científico.

(C)
            De sublinhar, que esta racionalidade não é imutável nem intemporal, sim, efectivamente, se encontra determinada por uma história da qual ela é o resultado. Ora, a estrutura e a história desta racionalidade não é dissemelhante do que da filosofia como tal. De feito, a Filosofia é o nome dado à configuração assumida pela racionalidade na Grécia Antiga e no destino que foi o seu, enquanto história do Ocidente. Demais, ela não é uma Ciência entre demais outras. Não é tão pouco estas ciências. Ela constitui a sua base e a sua origem, fosse ela, presentemente olvidada ou renegada. Enfim e, em suma: A Filosofia é o contexto do nosso Pensamento e é, em sua função, que a nossa situação deve ser Pensada.

Lisboa, 04 Novembro 2010
KWAME KONDÉ
(Intelectual/Internacionalista --- Cidadão do Mundo).