sábado, 13 de novembro de 2010

INVIÁVEL NÃO DIGO; MAS É PROBLEMÁTICO

Grosso modo a organização e o funcionamento social em Cabo Verde estão ao nível de uma Amadora ou de uma Reboleira, isto é, de um subúrbio lisboeta prenhe de imigrantes do que de um país um pouquinho mais evoluído como seria de exigir após tantos anos de independência e tantos dinheiros próprios e de cooperantes gastos na educação e em tudo o resto que tem a ver com maior civilidade para os supostos beneficiários que são afinal todo o povo; sobretudo os jovens – os menos bem preparados moral e civicamente em Cabo Verde.

Como sou um desbocado indiferente a qualquer mordomia ou sinecura, digo-o assim, à boca cheia, não só por ser verdade mas também porque me envergonha profundamente ver os meus concidadão comportarem-se tão incivilizadamente como ora acontece.

E quando digo isso comparo Cabo Verde ao Ocidente civilizado; não à África profunda onde infelizmente condicionalismos vários de que Cabo Verde nunca sofreu ou sofre levaram à sua condição de atraso civilizacional.

Merecemos outro país. Este povo necessita ter dirigentes cultos e instruídos.

É que aqui também há muita gente como que “licenciada por fax” em cargos de responsabilidade e de direcção no país.

E o pior é que todo e qualquer habitante destas ilhas julga-se um grande doutor com direito a tudo do melhor sem ter que trabalhar. Até há quem acha que o dinheiro que o emigrante transfere ou traz no bolso lhe pertence por inteiro, a ele habitante local, não tendo sequer que agradecer para o gastar em benefício próprio.