terça-feira, 19 de outubro de 2010

NENHUM PRECONCEITO APENAS INDIGNAÇÃO

O autor e dinamizador da página do facebook, intitulada “Não Acreditamos Nele”, criou este mês um blogue com o mesmo nome e a mesma intenção daquela página cuja, como noticiámos em tempo, “desapareceu” do facebook após os seus aderentes terem em poucos dias ultrapassado em número os apoiantes de Carlos Cruz cuja página há mais de três meses tentava ganhar apoios que servissem de respaldo à campanha de Cruz contra a decisão do tribunal de primeira instância que o condenou a pena de prisão efectiva por crime de pedofilia.

Trazemos aqui e agora esta notícia, e com isto abordamos pela segunda vez apenas o Processo Casa Pia, pela única razão de nos ter indignado profundamente o facto de o dinheiro das nossas contribuições e dos nossos impostos, que paga o funcionamento da RTP, ter sido muitíssimo mal gasto ao proporcionar horários nobres a Carlos Cruz para atacar os juízes e a Justiça, vilipendiar vítimas de abusos sexuais, que eram menores na altura dos abusos e que apresentam ainda hoje sinais e sequelas físicas e mentais desses crimes, crimes que em matéria de facto o tribunal de primeira instância deu como provados (ler as páginas 151, §106 e seguintes do acórdão produzido pelo tribunal e aqui oficialmente publicado).

Nada nos move contra Carlos Cruz senão o facto de, à custa do nosso dinheiro, ter entrado em nossa casa, em horários nobres da TV pública, tentando manipular grosseiramente a nossa opinião sobre a sua condenação por crime de pedofilia.

Foi Carlos Cruz quem nos obrigou a vir falar da sua condenação. Tivesse agido de outra forma e por meios próprios ou privados ― nada diríamos sobre a sua vida e o seu destino. Como, aliás, nada dissemos contra os restantes condenados no mesmo processo.

O que andaram ou não andaram a fazer com os miúdos da Casa Pia, é lá com eles e com a Justiça. Mas se nos quiserem meter ao barulho, então terão que nos ouvir também.