quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Peça Ensaística Trigésima Sétima, no âmbito de

Na Peugada de NOVOS RUMOS:


Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895).


  Oportuno Ponto preliminar:

                Prosseguindo, de modo, assaz assertivo, o Estudo, que vimos fazendo sobre a Conexão Comunismo/Utopia, se nos afigura, pertinente e elucidativo, antes de mais, trazer à colação, um conjunto de ensinamentos oriundos de Investigações assaz probas, realizadas, no âmbito desta Problemática, com resultados dignos de crédito, pela marca de rigor que ostentam, em substância.

(1)             No seu notável Livro sobre as Paixões comunistas (concretamente, Le passé d’une illusion, essai sur l’idée comuniste au XXº Siécle, Paris 1995), o historiador francês, FRANÇOIS FURET (1927-1997), remontou à fonte da explosão totalitária do Século XX, no desígnio de descobrir a fórmula desta incrível alquimia ideológica, em que se consubstancia o ódio do burguês, os efeitos traumáticos da Primeira Guerra Mundial e a “imaginação política do homem moderno”, que ele concentra na “ilusão”. Todavia, reduzindo a Utopia à uma mera abstracção, FURET limita o campo explicativo do Imaginário comunista às crenças apenas, nas reincidências positivas de uma violência redentora (uma vez, voltada para a classe dominante, tida como responsável de quatro anos de barbárie), sem ter, suficientemente em conta, o corpus utópico, este terriço fértil no qual uma memória do porvir germinou, fixando-se, ulteriormente no Húmus da Humanidade.
(2)             Donde, antes de mais, se impõe, considerar uma pertinente Questão. Ou seja:
a.        Como interpretar as rejeições categóricas ou as dificuldades de apreender os resultados trágicos de mais de setenta (70) anos de experimentação da “felicidade comum”, sem reconhecer, num determinado número de espíritos, não unicamente na extrema-esquerda, a existência de um robusto e sólido baluarte ideológico ou afectivo na realidade dos factos?
b.        Na verdade, efectivamente, a mera noção de desviocionismo estalinístico, aplicada aos crimes cometidos em nome da ideologia redentora, atesta acerca desta amálgama (entre a ortodoxia comunista e um ideal), frequentemente, assaz vaga, sinónimo de tranquilidade, liberdade, abundância e de ausência de exploração, mesmo entre os para quem o acto revolucionário perdeu toda a função mítica.
c.        Enfim, no fundo, para estes “nostálgicos” ou estes “crentes”, o episódio comunista do século XX (soviético ou outro), representa apenas, amiúde, uma experiência social, do mesmo modo, que as colónias e as comunidades abortadas do século derradeiro. Donde e daí, o ensaio seria, por conseguinte, algo para rasurar ou para renovar.

(3)             Este pólo de resistência se reforçou ainda mais, após a publicação dos trabalhos comparativos acerca dos dois (2) influentes sistemas totalitários (comunismo e nazismo) com para todo argumento, a colocação em relevo dos fins procurados:
a.        Humanismo e universalismo (por um lado) e
b.        Purificação racial e programação de exterminação (por outro).
c.        Tanto quanto o Comunismo poderá se vangloriar, sem se definir, exactamente, de uma especificidade epicurista e pacifista, que lhe permite se dissociar radicalmente do “socialismo real”, os obstáculos não serão levantados, pois que, ninguém (e, ainda menos, os próprios interessados) é presentemente capaz de responder, de modo, dialecticamente consentâneo, à Questão primordial e de fundo: “O que é o comunismo?” Quiçá, excepto, que é o reverso do capitalismo.


Continua…

Lisboa, 24 Agosto 2010
KWAME KONDÉ
(Intelectual/Internacionalista --- Cidadão do Mundo).