quinta-feira, 8 de julho de 2010

Peça ensaística Décima Quinta, no âmbito de


Na peugada de NOVOS RUMOS:


Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895).

                        NP:
                        A ambivalência (leia-se, dupla directiva no modo de sentir ou de querer) dos sentimentos que envolvem os progressos actuais das Ciências e a potência crescente das suas aplicações respectivas coagem à uma Reflexão Filosófica aprofundada. Donde, ipso facto, entre uma confiança, amiúde, cega e uma inquietação, por vezes, excessiva, se impõe encontrar a via da razão, na acepção, mais nobre do termo e da expressão.
                        Com efeito, de sublinhar, por outro, que, em pleno entusiasmo da Revolução industrial, forjou o projecto de uma Filosofia da Ciência”, no desígnio de fazer frente aos reptos intelectuais e sociais das Ciências Físico-Químicas. Eis que, deste modo, nasceu, então, uma nova Disciplina, que associa as competências dos cientistas e dos filósofos. É o advento da Filosofia das Ciências, onde, busca, fundo, a sua razão de ser, no acesso à Reflexões vitais para um Porvir promissor das nossas Sociedades, no momento, em que, grassa deleteriamente, no seio da Humanidade (no seu todo), uma enfermidade, assaz funesta, que é, na verdade, a “espoliação dos saberes”de quase todos os indivíduos humanos, avenida aberta para a infantilização dos cidadãos, reduzindo-os ao nada.


(I)
            Para principiar avisadamente este Estudo ensaístico, se antolha, assaz pertinente, posicionar o seguinte. Ou seja:
            --- Se a Filosofia das Ciências associa à interrogação sobre a estrutura das teorias, o estudo da génese dos conceitos, faz todo sentido pensar que ela poderá contribuir para afirmar a especificidade dos objectos e das démarches destas disciplinas, tão firmemente como as Ciências do vivo começaram à o fazer por conta própria.
            --- De consignar, quiçá, ver-se-á, demais, se perfilar, outrossim, uma filosofia económica ou uma filosofia sociológica, primas da filosofia biológica, que, tendo, em conta, polaridades e tensões próprias à vida social, evitarão neutralizá-los por modelos emprestados à representação formalista das ciências físicas que não podem as apreender.
            --- Enfim e, em suma: As especialidades recuperação nela o gosto da aventura intelectual e, por seu turno, obviamente, os cidadãos o gosto da argumentação e o sentimento da Liberdade plena e eficaz.

(II)
            Diga-se o que se disser, que isso se agrada, ou que se o deplora, não há dúvida nenhuma, que uma situação de divórcio esteja instalada entre as Ciências e Filosofia (com todos os inúmeros inconvenientes que daí possam advir, obviamente), no mundo contemporâneo.
            E, explicitando, adequadamente, algumas premissas, temos então:
            a) Das Ciências, se espera que elas trazem sempre mais conhecimentos positivos, se possível, aplicáveis em benefício de todos (sem excepção). Se lhes pede, outrossim, prever e, em caso de necessidade, prevenir os riscos aos quais expõem os nossos esforços para dominar a Natureza, outrossim e, nós próprios (para fora da nossa própria pessoa).
            b) Por seu turno, da Filosofia, se entende que ela nos elucida acerca das questões últimas da Existência individual e colectiva. Se lhe atribui, por domínio próprio a Reflexão sobre a Religião, o Direito, a Política, a Arte e a Moral. Atribuem-lhe, alguns outrossim e, ainda: a exclusividade da intervenção sobre o sentido dos nossos Actos, até da nossa Vida e Existência.
            c) De anotar, antes de mais, que desde o fim da década dos anos sessenta do Século XX passado se começou a descobrir o preço humano e social a pagar de um excessivo produtivismo intelectual. A expansão da Biologia molecular, a Revolução das Neurociências, a da Inteligência Artificial, a Acreditação do Cenário do BIG BANG, os desenvolvimentos da Física dita do CAOS”, o esgotamento do Programa bourbakista em Matemática…Revelaram o interesse dos investigadores pela Filosofia. Esta procura nova da filosofia das ciências se manifesta, actualmente, tanto mais, vivamente, que os desenvolvimentos tecnológicos e industriais, no âmbito de várias destas linhas de investigação, colocam questões “éticas” que comprometem o sentido da Vida Humana.
           
            E, como Remate assertivo desta posta, vamos apresentar um Quadro (tão completo possível da disciplina, que se denomina: “Filosofia das Ciências”). Trata-se de um esquema, deliberadamente desnudo de todo o tecnicismo e, que, se assume, numa apresentação histórica e comparativa, se articulando, em três (3) tempos, a saber:
            (1) A constituição da Filosofia das Ciências tal como surge no século XIX;
            (2) A expansão de uma “Filosofia da Ciência” assume, os seus verdadeiros contornos, com o Círculo de Viena, cujos os fundadores anunciam uma transmutação científica da Filosofia como “Lógica aplicada”;
            (3) Enfim, a demonstração e a assunção de uma Filosofia das Ciências susceptível de forjar as suas categorias pelo contacto e influência da História efectiva do Pensamento e do Trabalho Científicos.

Lisboa, 07 Julho 2010
KWAME KONDÉ
(Intelectual/Internacionalista --- Cidadão do Mundo).