sexta-feira, 7 de maio de 2010

NOTÍCIAS DA TERRA DO FOGO 3

FUNCIONÁRIOS DO ESTADO, UMA CÓPIA COLONIAL

Aqui Em Cabo Verde, onde me encontro agora, a maioria dos funcionários públicos e seus superiores acham que pertencem a um corpo cuja função é reprimir os utentes; faz lembrar a frase uma vez dita por Ferraz da Costa, então presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, numa entrevista televisiva: «eles e elas [os funcionários] mal se apanham atrás de um guichet ou dentro de uma farda, metem-se nas suas tamanquinhas e pensam que estão ali para dificultar a vida a quem lhes aparece pela frente».


Como aconteceu em Portugal − e porque Cabo Verde, nisso e noutras coisas, é uma cópia fiel dessa sua mãe povoadora e colonizadora −, vamos ter que esperar ainda algumas décadas até que o pessoal da administração pública e dos diferentes Serviços do Estado e das autarquias se aperceba de que sua função é outra e é essencialmente SERVIR o utente e facilitar-lhe a vida junto das instituições do Estado.


Por enquanto e nesse particular vamos estando neste "Portugalzinho" dos anos 70 e 80 do século passado. Com pelo menos uma vantagem inequívoca: um quilograma de lagosta custa sete a oito euros aqui no Fogo. Convenhamos que nem tudo é mau, não é?!

.