domingo, 28 de fevereiro de 2010

ELOCUBRAÇÃO TRIGÉSIMA QUINTA:

“Ser culto es el único modo de ser libre”.
José MARTÍ (1853-1895)

(1) A Sexualidade é sinónimo de capacidade (leia-se, outrossim, competência) para sair da solidão e entrar em relação com o outro.
(2) A Sexualidade, se for bem orientada, não fica, ipso facto, ao mero nível do instinto. As qualidades jamais interessam por si mesmas, sim, efectivamente, como qualidades da Pessoa. O Amor integra em si e espiritualiza a atracção e a satisfação sexual.
(3) “O amor é a vocação fundamental e natural de todos os seres humanos”. Aliás, efectivamente, o “homem não pode viver sem amor. Continua a ser para si, um ser incompreensível e a sua vida não terá sentido, se não encontrar o amor, se não o experimentar e não fizer seu, se não participar nele vivamente”.
(4) E, rematando assertivamente: A Pessoa existe como homem e como mulher, para que cada um saia da sua solidão e entre, num diálogo de amor pleno e efectivo. De feito, além do mero facto biológico, a sexualidade é capacidade (competência) de relação espiritual e corporal. Exige, ipso facto, que seja vivida como sinal e parte de um Dom total recíproco.

(A)
Se determos apenas no seu aspecto meramente sexual, a Poligamia teria tido, entre os homens, numerosos defensores em todas as sociedades humanas. Demais, não é porque o casal, na sua concepção burguesa e cristã, se impôs em muitas sociedades humanas que os homens o preferem necessariamente. Parece antes irrealista e frustrante que o compromisso assumido ante o “notário” e a Igreja para o melhor e para o pior não impedirá o homem, nem a mulher desejar amar uma outra pessoa. Mesmo casado, não se deixa de permanecer sensível à beleza de um rosto de mulher, de um sorriso, ante uma juventude plena de porvir, uma inteligência que se desprende de um corpo de sonho. E, numa eloquente asserção: se pode apaixonar ou desejar… É humano, evidentemente!
(B)
De feito e, na verdade, a fidelidade que se promete aquando do acto do enlace matrimonial não é, por conseguinte, evidente. Só se respeita este voto, durante, demasiado tempo, caso se tenha a vontade de lutar contra os novos sentimentos e desejos “ilícitos”. Todavia, na realidade, muitos homens casados lutam contra eles próprios? Não procuram, antes as oportunidades e ensejos respectivos de ver e contemplar outra coisa que aquilo de que estão habituados no seu próprio Lar?
Donde e daí, se impõe reflectir sobre as seguintes questões:
a) Não estamos ante um sonho que o Islão permite, presentemente a alguns homens realizar legalmente?
b) Não estamos, outrossim, perante este sonho que certas e determinadas culturas permitem aos homens realizar?
Com efeito, de consignar, que, mesmo nos Estados Unidos puritanos, aproximadamente cem mil homens encontram em UTAH, a possibilidade de serem polígamos, sustentar haréns em nome da religião. São mórmones fundamentalistas. A Igreja mórmones fundamentalista os coage a desposar, pelo menos, três (3) mulheres, a imagem do Deus que veneram. Muitos de entre eles, aliás, possuem até treze (13), e até, por vezes mais… Possuem muitos filhos, porque os mórmones fundamentalistas devem ter muitos filhos. Entre os mórmones dos Estados Unidos da América do Norte (brancos, na sua maioria), só os polígamos irão para o Paraíso.
Enfim e, em suma: Que a poligamia seja o caminho do Paraíso ou não, permite-lhes realizar o sonho de muitos homens: Possuir todas as mulheres possíveis!
Sim, efectivamente, (ser ir) até admitir que o homem sonha possuir todas as mulheres, pode-se reconhecer que muitos homens sentem-se tentados em cometer o adultério ou, aliás, o cometem regularmente. Demais, a sua legitimação social, cultural, económica e religiosa, a Poligamia corresponder-se-ia aos seus desejos (os mais arcanos). Oferece-lhes, outrossim e, ainda, a possibilidade de desejar e amar outras mulheres, além da primeira esposa.

(C)
De feito et pour cause, a Poligamia oferece, não unicamente este privilégio, como outrossim, o de substituir as esposas idosas por mulheres mais jovens e sexualmente mais atraentes e sedutoras. Deste modo, o marido que substitui sem (as) repudiar, as suas “velhas esposas”, pode acontecer ser ele mesmo mais velho que a mais idosa das suas esposas. As sevícias corporais das maternidades repetidas desqualificam as primeiras esposas, no âmbito de uma salutar competição sexual. Sem se sentir coagido a se divorciar, o polígamo resolve este problema, colocando sal e pimenta no seu lar por intermédio de um novo casamento. Assim, qualquer que seja a sua idade, pode possuir esposas muito jovens, mais jovens que os seus próprios filhos ou netos. Se o Islão limita o número de esposas a quatro (4), a maioria das sociedades Africanas que praticam a poligamia, jamais fixaram um limite preciso. Donde, neste sentido, se pode desposar cem (100) mulheres caso seja Rei ou porque é bastante rico para as manter, pois que, deste modo, tem direito…

(D)
De feito, unicamente, pelos seus aspectos quantitativos, a Poligamia parece duplamente realista. Ou seja:
--- Garante ao homem uma variedade de escolha para o seu desenvolvimento sexual e lhe outorga o ensejo de exercer um “poder” sobre várias mulheres. Habitualmente, estas obedecem-lhe e o tratam como se tivesse sido o seu “senhor”, não economizando nenhum esforço para o tornar feliz.
--- Deste modo, sem as dificuldades económicas e todas as espécies de outros obstáculos, se reencontra à frente de um harém.
--- Na verdade, quem não estaria interessado numa tal felicidade?
--- Quem não estaria interessado no prazer de ser servido por várias mulheres que fazem, cada uma, tudo quanto possam para suscitar o desejo do homem?
Eis porque, muitos homens invejam, naturalmente as vantagens sexuais do polígamo.

(E)
O marido polígamo compartilha, em princípio, o leito com a mulher que se ocupou da cozinha.
Entre os KOTOKOLI do Togo, os turnos da cozinha principiam geralmente por um jantar. Donde, temos, por exemplo: A Senhora A começa o seu turno de cozinha, numa Segunda-feira (à noite). E, no caso de famílias em que o almoço se toma (em família), ela ocupará do almoço na Terça, depois do jantar da Terça e termina o seu turno de cozinha pelo almoço da Quarta-feira. Por sua vez, a Senhora B assumirá o revezamento pelo jantar da Quarta-feira.
E, no atinente, aos turnos do leito, a Senhora A assume os seus turnos (na noite da Segunda e da Terça, respectivamente), enquanto a Senhora B assumirá o revezamento no leito conjugal ou, então, receberá, no seu próprio quarto, o marido que cumpre os seus turnos. De anotar, que em todos os casos, regra geral, a mulher que preparou o jantar beneficiará, outrossim, da companhia do marido, salvo se determinadas condições, designadamente: Menstruação, enfermidade ou a existência de um bebé de tenra idade, a impedem, neste sentido.
De referir, todavia, que, em certos lares polígamos, as co-esposas não se coabitam. Cada uma vive, sozinha com os seus filhos. É o caso, por exemplo, do que acontece, no Senegal com algumas senegalesas. É, por conseguinte, o homem que vai a casa de cada uma das suas esposas ou as acolhe, no seu domicílio, cada uma na sua vez (ora uma, ora outra). E, partilha, com cada uma delas, em princípio, o mesmo número de dias.

Para finalizar, uma oportuna NOTA FINAL:
Com efeito, conquanto a Poligamia se afigure “legal” para os homens, seja ela oficial ou oficiosa, enquanto as mulheres não possuem o direito à poliandria, estas não se sentem forçosamente lesadas. Elas praticam, por vezes, uma poliandria de facto, elas se entregam ao MULTIPARTENARIADO sexual como se fossem homens. Elas se afastam, hodiernamente, cada vez mais e mais, das “morais” cristã e muçulmana que comprimem enormemente o campo de extensão legal da sexualidade: que só a aceita, no seio do casal.
Na verdade, estas “morais” em nome das quais as práticas sexuais relativamente livres foram combatidas estão, elas mesmas relativizadas em nome de novas formas de liberdade. No âmbito dos comportamentos sexuais dos homens e das mulheres, são estas liberdades que se exprimem em parte.
Enfim, o que é facto, mesmo quando os comportamentos femininos, presentemente se assemelham, na aparência, aos que se pôde observar no passado, mudaram, no entanto, de significação, obviamente.

Lisboa, 26 Fevereiro 2010
KWAME KONDÉ
(Intelectual/Internacionalista --- Cidadão do Mundo).
.