sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AH CÂ DI-RÊ!...AQUI D'EL-REI!

O que eu sei é que:

1) Em 2004, Santana Lopes, então primeiro-ministro, queixou-se publicamente dos comentários semanais de Marcelo Rebelo de Sousa, aos domingos, na TVI, dizendo que eram ataques ao Governo sem direito ao contraditório.

E na sequência daquelas queixas ― sei que Marcelo foi sumariamente despedido da TVI
.
Nessa altura José Sócrates veio dizer entre outras coisas o seguinte:

”Em seis anos que estive nos governos de António Guterres, nunca aconteceu uma coisa destas. Isto que se passou com o actual Governo foi mau demais”. “Houve uma queixa do Governo que levou ao silêncio de um comentador, uma acção do Governo para reprimir uma livre crítica. Não me lembro de um episódio tão triste e que envergonhe tanto a democracia”.

2) Agora há um caso com muita semelhança àquele:

E o que eu sei é que:

José Sócrates, pelo menos por duas vezes (numa entrevista à RTP, bem como no último congresso do PS), denunciou aquilo que apelidou de “uma campanha negra”, criticando frontalmente o Jornal Nacional da TVI e Manuela Moura Guedes.

E na sequência daquelas denúncias ou queixas ― sei que Moura Guedes foi sumariamente despedida do Jornal Nacional da TVI.

Essa é que é essa! E! Mais! Nada!

Tudo o resto é barulheira para confundir os eleitores.

Mas o que acho mesmo cómico, sinceramente, é isto que vem na TSF online:

Segundo o Ministro Santos Silva:

«com a autoridade que assiste ao PS de ser o principal alvo do Jornal Nacional da TVI e sua orientação editorial - que sistematicamente se pontuou pelo ataque ao PS, ao seu líder, ao Governo e ao primeiro-ministro -, exigimos à administração da TVI uma explicação cabal sobre as razões que motivaram esta decisão».

Imaginem agora que a administração da TVI lhes responderia dizendo: ― Dando razão às queixas e denúncia do Sr. primeiro-ministro relativamente ao Jornal Nacional da TVI e a Manuela Moura Guedes, achámos por bem silenciar esta jornalista suspendendo o Jornal Nacional.
.