terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ESTAMOS A BRINCAR OU QUÊ?

Como disse aqui enviei um protesto ao provedor do telespectador sobre a forma diferente como Judite de Sousa tratou, primeiro Dias Loureiro (branda e dolentemente) e depois Victor Constâncio, (agressiva e contundentemente) em entrevistas que fez recentemente a cada um deles.

Ora bem, atentem só na resposta (para mentecaptos) recebida da chefe de gabinete do Sr. Provedor:

« Exm. Sr(a) [ASM]
Em nome do Provedor do Telespectador agradeço o e-mail que enviou.
Efectivamente as últimas entrevistas realizadas pela jornalista Judite de Sousa provocaram por parte de muitos telespectadores diferentes reacções. Em regra, os telespectadores analizaram o comportamento da jornalista como «agressiva» face à Ministra da Educação e ao Governador do Banco de Portugal e grande «bonomia» em relação ao Dr. Dias Loureiro. Mas também alguns telespectadores interpretam de outro modo, considerando que a jornalista Judite de Sousa adoptou para com o Dr. Dias Loureiro o estilo de deixar o entrevistado falar em «roda livre», o que não concorreu - dizem alguns outros telespectadores - a favor do Dr. Dias Loureiro.
Conforme se constata, trata-se, afinal, da adopção de estilo, o que é característico da forma de entrevistar desta jornalista.
Não tem entendido o Provedor, no âmbito das suas competências, de ter de intrometer-se no «estilo próprio» de cada jornalista.
Contudo, e tendo em conta as observações críticas dos telespectadores, do conteúdo das mesmas vai dar conhecimento à jornalista Judite de Sousa.
Renovando os nossos agradecimentos pela sua colaboração
Com os meus melhores cumprimentos
P/ Chefe de Gabinete dos Provedores
Ana Clara Nunes»

Claro que não me fiquei por aqui. Enviei à Sra. chefe de gabinete a seguinte contra-resposta:

Oh Senhora Chefe de Gabinete (na antecâmara do gabinete do Sr. Provedor que pelos vistos não deve ser incomodado com estas minudências)!

«estilo próprio»?!...

Mas que estilo próprio?

Ou será antes estilos próprios? Isto é: a cada entrevistado o tratamento que mais convém.

Que mais convém a quem sabemos!

Cordialmente.

ASM

Nota (em tempo): Acabei de reparar que quem me respondeu não foi sequer a chefe de gabinete lá do homem; foi a D. Ana Clara Nunes, em nome da chefe de gabinete. Eu devia, portanto, endereçar a minha resposta à:

D. Ana Crara Nuunes (na antecâmara do gabinete da chefe de gabinete que está na antecâmara do gabinete do Sr. Provedor).

Digam lá se este Portugalinho bonitinho retratado nesta resposta em nome do Provedor do Telespectador não é uma beleza de organização e chuchadeira!