terça-feira, 18 de novembro de 2008

UMA VERGONHA

UM HORROR É O QUE É

Ver Ricardo Sá Fernandes, o outrora intrépido “Zé”, defensor de causas públicas, hoje vereador da Câmara Municipal de Lisboa, eleito como independente nas listas do Bloco de Esquerda (que no meu entender traiu descaradamente) ― a comiciar ontem na RTP, ao lado da representante do governo, em defesa dos contentores em Alcântara.

Foi uma imagem grotesca aquela que me ficou das intervenções de Sá Fernandes negando tudo em que dizia acreditar aqui há bem pouco tempo; titubeando, engasgando-se, fugindo à discussão do essencial para se situar no acessório e na lateral do problema.

Foi uma ― mais uma ― confirmação de que os homens têm um “preço”; e de que António Costa, com a habilidade que se lhe reconhece, soube bem meter o outrora folclórico “guerreiro do túnel do Marquês” no bolso.

Curioso será ver para que lado virará o cata-vento político de Sá Fernandes, o que fará para sobreviver na Câmara de Lisboa sem novo apoio do Bloco de Esquerda, nas próximas autárquicas. Sim, porque não acreditamos que, uma vez saboreado o mel do poder autárquico, Sá Fernandes queira regressar ao trabalho na profissão.

É por esta e por outras, que, quanto mais conheço os homens, mais gosto dos animais.