sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ACABOU DE LAVAR AS MÃOS

MANUEL DIAS LOUREIRO

CONSELHEIRO DE ESTADO


Esteve há bocadinho na RTP1 numa entrevista à jornalista Judite de Sousa.

Durante essa entrevista ficou claro que Dias Loureiro pretendeu fazer passar a imagem de que tudo de ilegal e irregular que se passou enquanto esteve no BPN (Banco Português de Negócios) e na SLN (Sociedade Lusa de Negócios), se passou sem o seu conhecimento embora a sua assinatura de gestor tenha sido aposta em contas que pelos vistos se vieram a revelar fraudulentas.

Num caso manifestou dúvidas sobre a lisura de umas contas, mas Oliveira e Costa mandou-o voltar ao seu gabinete duas horas depois tendo-lhe então convencido, com algumas explicações muito simples, de que estava tudo bem. Então assinou as contas de boa-fé.

Tudo muito simples, tudo muito naive.

Só lhe faltou dizer que, sem que ele quisesse, a sua (dele) mão foi ao BPN, assinou lá umas contas voltando depois para casa e colando-se de novo ao seu corpo.

Para além disso e dessa confiança cega na pessoa que lhe pedia a assinatura das contas, desconhecia quase tudo que saltou hoje para a ribalta nos jornais e televisões ― disse, aliás, várias vezes «Eu não sabia».

Resta saber se isso é suficiente para convencer o Ministério Público de que nada tem a ver com as irregularidades detectadas na SLN, BPN; e se mantém ainda condições para continuar como Conselheiro de Estado.

Bem!.. Acho dever lembrar que... Isto aqui é Portugal.


Editado às 9:21 AM de 22/11/2008 para acrescentar o seguinte:
João Marcelino, director do DN, ajuda aqui a perceber-se melhor a fragilidade e a naivité das respostas de Dias Loureiros a Judite de Sousa.