sexta-feira, 25 de abril de 2008

DOIS OLHARES SOBRE UM TEMA

A 21 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Poesia. A este propósito uma rápida recensão pela blogosfera permite constatar que a Inveja e o Ciúme foram dois temas largamente tratados em vários poemas publicados em blogues e outros sítios.

Quanto ao Ciúme diz respeito, publico este poema de Hafiz que me parece de uma simplicidade e densidade extremas:


Jealousy
And most all of your sufferings

Are from believing
You know better than God.

Of course,
Such a special brand of arrogance as that
Always proves disastrous,

And will rip the seams
In your caravan tent,(...)



De Safo, em contraponto ao pragmatismo de Hafiz, encontrei estes vibrantes versos (traduzidos para português) ao que se diz dedicados a uma rapariga com quem mantivera uma relação lésbica (vale a pena ver a entrada aqui na Wikipédia):


Semelhante aos deuses parece-me que há de ser o feliz
mancebo que, sentado à tua frente, ou ao teu lado,
te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz
e o riso abafado do amor. Oh, isso - isso só - é bastante
para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o tremer
dentro do meu peito!
Pois basta que, por um instante, eu te veja
para que, como por magia, minha voz emudeça;
sim, basta isso, para que minha língua se paralise,
e eu sinta sob a carne impalpável fogo
a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas
soa-me aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (...)


Escolha o poema que mais lhe agradar; ou faça como eu: escolha os dois.