terça-feira, 11 de março de 2008

COM ANTÓNIO COSTA À ESPREITA


O blogue Fotografia Sempre garante-nos que esta senhora que grita contra o governo na manifestação dos professores é Fernanda Tadeu, mulher de António Costa, presidente da Câmara Municipal De Lisboa e conhecido como “número dois do PS”.

Somando isto ao que disse António Vitorino na RTP ― «o Governo deve aceitar que a aplicação do novo modelo de avaliação seja “aferido” ao longo do tempo e não concretizado “instantaneamente”»― não será difícil concluir que Sócrates tem já fortíssima oposição dentro do PS.

Mas conta ainda, é certo, com o forte apoio dos menos esclarecidos; dos ressabiados sociais; dos cultural e economicamente indefesos; dos eternos invejosos dos “privilegiados”; e da vasta clientela de funcionários subservientes que estão sempre com o poder do momento.

Contudo Sócrates está já a ficar na corda bamba dentro do partido, e, ou muda de política (se é que não irá tentar fazê-lo já tarde e a más horas), ou vai ser confrontado com alternativas dentro do próprio PS, visto que da oposição nada surgirá de credível enquanto Menezes e Santana estiverem à frente do PSD.

Em 15/07/2007, quando António Costa ganhou a presidência da Câmara de Lisboa e o foi festejar, com a presença de Sócrates, da varanda do Hotel Altis, eu escrevera nesta posta:

«Mas, apesar de tudo, hoje é um dia assinalável. Porque se pode dizer que Sócrates iniciou hoje a sua queda como líder do PS. Para vir dar lugar precisamente a António Costa. Isto percebe-se sem grandes dificuldades e à légua olhando para o comportamento dos protagonistas e da sua entourage: enquanto Costa cresce politicamente, Sócrates aparenta o ar baço de quem já iniciou um processo de anemia e definhamento político.»