quarta-feira, 19 de setembro de 2007

BEM VOS AVISÁMOS

Os utilizadores tecnicamente mais esclarecidos já tinham avisado a malta: O Windows Vista é um sistema operativo mandão que quer tomar conta de tudo, mandar em tudo e em cada um de nós. É chato que nem uma melga; é lento (mais lento que o XP) nalgumas operações banais como a pesquisa de ficheiros no disco, por exemplo; exige muitos recursos de hardware e dá pouca coisa em troca (uma nova interface para deslumbrar papalvos, alguns recursos de segurança incorporados ― recursos que você podia já ter através dos firewall e antivírus, por exemplo ―, e pouco mais). Para além de tudo o mais, é caro! é injustificadamente caríssimo!

(Veja avisos aqui e aqui, por exemplo).

Com o andar do tempo os utilizadores do Vista foram-se apercebendo do logro em que caíram; choveram as críticas e hoje já se berra contra a Microsoft. Até que esta empresa não pôde mais ficar calada.

E reconheceu o erro com humildade dizendo através do seu chefe de departamento de desenvolvimento, Greg Elston, o seguinte:

«We're focused on giving the customer what they want, and what they want is to just go back to XP,»

― Pois é, o que as pessoas querem é o Windows XP.

Esta frase saíu nesta notícia bizarra que diz que a Microsoft vai contemplar os utilizadores do Vista com o lançamento em breve do “Service Pack 1 do Vista”.

E querem saber o que faz este Service Pack 1?

1. Você pega nele
2. Você instala-o sobre o seu Windows Vista e...
3. (tchantchammmmm!)...
4. O seu computador dá um passo atrás e recupera o Windows XP.

Mas a Microsoft diz mais: diz que não quer perder mais tempo corrigindo os bugs e melhorando as capacidades do Windows Vista; quer afastar as pessoas do Vista para que os seus técnicos se concentrem na produção do novo Windows 7.

Mas a notícia tem ainda uma outra parte bem mais engraçada, por sinal, lá no seu fim; é quando Grec Elston diz (e traduzimos com ligeireza):

“Se as pessoas se queixarem demais o que têm a fazer é reverterem para o Windows Millenium.”

Nem mais!