sábado, 20 de janeiro de 2007

CUIDADO COM O WINDOWS VISTA

Se pretende instalar o Windows Vista no seu computador, pense várias vezes e siga este conselho:
1)Sirva-se para o efeito de um novo disco duro.
2)Desligue previamente o disco duro que contém o seu actual sistema.
3)Depois disso instale o Vista e explore-o exaustivamente. Para sua decepção.

É um sistema com um interface altamente apelativo e até sedutor. Mas vai depois concluir que é um sistema feito para tomar conta do seu computador e para tomar conta e mandar em si. Você perde toda a liberdade de “mexer” no conteúdo do seu computador. E como se supõe que já deve vir habituado a “mexer” em tudo no Windows XP, por exemplo, sentir-se-á manietado, impotente e frustrado com as restrições que o Vista lhe impõe.

E se tiver a desdita de instalar o Vista sobre o Windows XP (fazendo um upgrade) ― esqueça! Não vai mais poder voltar ao seu sistema original.

Mesmo que instale o Vista num novo disco (mas tendo o disco antigo ligado) ― ele altera o boot sector do seu disco de sistema antigo e de aí em diante você só poderá aceder ao seu sistema antigo através do Vista ― nunca mais poderá arrancar de forma independente o seu sistema antigo; com a agravante de perder todo o sistema e sua configuração caso um dos discos se avariar; porque passam a depender um do outro: nem sequer poderá arrancar o Vista se um dos dois discos duros não estiver a funcionar.

Depois acontece ainda que à mínima alteração que faça à arquitectura do seu computador (mudança da placa gráfica, aumento da memória, etc.) o Vista deixa de funcionar porque considera que você mudou de computador e exige que adquira uma nova licença.

Para além de tudo isso irá constatar que muitos dos seus programas favoritos e com os quais está já habituado a trabalhar, deixam de funcionar no Vista.

Uma tragédia!

E se quiser desinstalar o Vista... não tem como! Quer dizer: tem como mas é arriscado: arrisca-se a perder todos os seus dados e a ficar com um computador vazio onde vai ter que pôr tudo de novo.

Sobre este último aspecto clique nos links abaixo, veja a complicação da coisa e saiba como agir caso já esteja “apanhado” pelo Vista e queira livrar-se dele. Vai ver que não há garantias de sucesso nessa operação.

Ponha-se a pau!

http://www.tech-recipes.com/microsoft_vista_tips1040.html
http://vista-uninstall-bootloader.freeware-alternative.uni.cc/