domingo, 28 de janeiro de 2007

BOM DIA

Hoje a ementa é: Caril de Camarão com Arroz Branco.

Mas não é um vulgar caril tipo: “desfaz-se o pó de caril em água e leite de coco, deita-se os camarões previamente descascados para dentro da panela, mistura-se tudo em lume brando e depois de 15-20 minutos serve-se com arroz branco".

Não, nada disso!

O chef confeccionará a iguaria de hoje com esmerado cuidado. E entre vários rituais fará um refogado com cebola e alho; usará o melhor pó de caril do mercado; adicionará à cozedura leite, creme de coco, e coco ralado; coentros, FOLHA DE CARIL, um pouco de água e pouquíssimo sal. Depois de tudo cozido adicionará o camarão previamente descascado. Ficará tudo ao lume e depois do tempo necessário o prato será servido com arroz branco.

Para engrossar o molho de caril e para dar um toque especialíssimo de superior requinte a essa iguaria, o chef costuma usar mais alguns ingredientes que são segredo profissional. Cujo, contudo, o chef está disposto a divulgar. Mas só em parte. E apenas por email.

(Se não quiserdes dar-vos ao trabalho de enviar um email ao chef, contentai-vos então em experimentar esta receita tal como ela vos é dada a conhecer, contendo já um segredo que é a FOLHA DE CARIL, que com ela já estais muito bem servidos e já ireis fazer um figurão perante os vossos convidados).

Como deveis ter reparado, não há aqui referências a quantidades e tempos precisos de cocção. Isso é feito de propósito. É que quem cozinha deve gostar do que faz; passar bastante tempo na cozinha ― experimentando, investigando e criando; na companhia de boa música, com ou sem pessoas queridas ao lado, bebendo um copo e filosofando um pouco ― e ir descobrindo os segredos da Arte de Cozinhar. (Sendo missão de um chef estimular estes hábitos).

E depois ter o prazer de oferecer aos seus convivas uma obra de arte para degustação.

Hoje, por certo, e tal como das outras vezes, haverá disputas de lugares à mesa (todos quererão ter o privilégio de ficar sentados ao pé do chef ); uma ou outra senhora mais sensível terá um princípio de desmaio para captar as atenções do chef; um telefonema de última hora trará a notícia de que a perda de um avião de Londres ou Madrid impedirá que um executivo (já em lágrimas) chegue a horas ao almoço; um SMS secreto comunicará o desespero de quem, por razões “protocolares”, não pode estar presente.

E no meio de murmúrios, suspiros, huuuum(s) de puro prazer... o verdadeiro e único Caril de Camarão com arroz Branco será degustado até ao último átomo.

Em fundo, a música de Wagner assegurará a harmonia do ambiente divinal em que o almoço decorrerá.

Nota: Consta, à boca pequena e no mais absoluto sigilo dentro do grupo de convivas habituais, que se suspeita de que o suicídio de um dos nossos amigos íntimos terá ocorrido em virtude de, retido num hospital por doença súbita, um dia não ter podido estar presente a um destes almoços.