domingo, 7 de maio de 2006

AI TIMOR TIMOR

Noticia-se um pouco por todo o lado a fuga de cerca de setenta e cinco mil habitantes de Díli (a maioria da população da cidade, portanto) em direcção às montanhas de Timor, com medo de matanças entre facções “políticas” rivais que poderão acontecer por alturas do congresso da FRETILIN (o partido no poder), congresso que se realizará a 17, 18 e 19 deste mês.

Concomitantemente a essa fuga para as montanhas, dá-se, por parte da administração americana, no seguimento, aliás, de idêntica atitude assumida pela Austrália, a preparação para a retirada do seu pessoal diplomático e técnico de Timor.

Face a estes acontecimentos, Mari Alkatiri, primeiro-ministro de Timor-Leste, terá declarado ontem ao fim do dia: «Compreendo que o corpo diplomático tenha como preocupação a integridade física dos seus cidadãos, mas é um exagero. Díli não está sob fogo, nem há perspectivas disso. Compreendemos que a população da cidade, ainda traumatizada com o passado recente, tenha reagido como reagiu aos rumores. Mas já não entendemos quando os cidadãos estrangeiros residentes em Timor-Leste reagem da mesma forma, particularmente o corpo diplomático.»

Quer dizer: os timorenses que se conhecem muito bem (uns aos outros) e sabem muito bem aquilo de que foram capazes no passado recente - mortes sem fim -, fogem uns dos outros para as montanhas.

Os estrangeiros que nada conhecem daquilo – quer o primeiro-ministro Mari Alkatiri que lá continuem impávidos e serenos, expostos aos "brandos excessos" de que os timorenses deram recentemente sobejas provas de serem capazes.

É sabido que os serviços secretos americanos são eficazes e coligem muita informação em toda a parte do globo. Pois, se os americanos retiram o seu pessoal diplomático de Timor, não o farão certamente por medos infundados ou amadorismo na análise da situação naquele território.

No que diz respeito às autoridades portuguesas, há já muito quem se considera ofendido por os americanos lhes terem disponibilizado lugares no avião que deverá ir buscar os seus cidadãos; e seguindo os princípios dos "brandos costumes" e de “isto não vai acontecer” (assim a modos de quem diz “não há-de ser nada”, «é só fumaça», “só acontece aos outros”), lá vão deixando os seus cidadãos numa Díli quase deserta e a vinte mil quilómetros de distância de Lisboa.

Que Deus os proteja.