terça-feira, 31 de janeiro de 2006

A PATRANHA

No programa da SIC Notícias, “Quadratura do Círculo”, emitido quarta-feira à noite, o Dr. Jorge Coelho exibiu um número do Jornal espanhol "El Pais" que titulava mais ou menos isto na primeira página:

«A Ford planeia fazer 25000 despedimentos na sua divisão da América do Norte»

Mostrando o jornal com esse título, Jorge Coelho fez um pequeno comício tendente a branquear a ineficácia do Governo Sócrates no combate ao desemprego, chegando a dizer que “enquanto na América iam suceder aqueles despedimentos, aqui em Portugal o Governo estava a conseguir captar largas fatias de investimento estrangeiro”.

No corpo da notícia, que pode ser consultada aqui o que está escrito é isto:

«Ford, el tercer fabricante de coches del mundo, presentó ayer un drástico plan de ajuste por el que eliminará entre 25.000 y 30.000 empleados en su división de América del Norte hasta 2012, el equivalente al 25% de su plantilla.»

Fica claro, quando se lê toda a notícia, que o Dr. Jorge Coelho nos tentou enganar com a patranha de que «enquanto nos Estados Unidos a Ford fazia saber que iria despedir 25 mil trabalhadores, em Portugal o Governo estava a conseguir dinamizar a economia com investimento estrangeiro» (leia-se: a criar emprego em vez de fazer despedimentos); mas só terá enganado os telespectadores mais distraídos, pois que, qualquer indivíduo com dois dedos de testa via logo que se tratava de pura demagogia.

Tendo os Estados Unidos uma força de trabalho de cerca de 149,3 milhões de pessoas; e tendo Portugal uma força de trabalho de cerca de 5,5 milhões; está bom de ver que ao despedimento de 25 mil trabalhadores nos Estados Unidos corresponde o despedimento de apenas 921 trabalhadores em Portugal (coisa que aqui acontece em mês, mês e meio).

Acresce que os despedimentos que a Ford planeia fazer são sobretudo no Canadá e no México, e menos nos Estados Unidos. E é previsto que sejam feitos em cerca de três a seis anos, como está, aliás, escrito na notícia («até o ano de 2012»); não é de imediato.

Se Jorge Coelho tivesse tido um pouco mais em conta a inteligência de quem o ouvia, ao comparar Portugal com os Estados Unidos deveria dizer que aquela notícia do El Pais significaria o mesmo que haver em Portugal 921 despedimentos nos próximos três a seis anos.

Que bom que seria!... Que bom! Haver só cerca de 150 a 200 despedimentos por ano em Portugal.

Sabemos que por estes dias os dirigentes do PS andam zonzos com os 14% do seu candidato presidencial. Mas seria avisado que não pensassem que é com estas demagogias que recuperarão os votos que perderam desde as legislativas; só cá em casa perderam 100% desses votos, isto é, quatro votos.

Um pouco menos de demagogia e um pouco mais de lisura de processos não ficariam mal a Jorge Coelho na Quadratura do Círculo.