Segundo informações colhidas em documentos oficias publicados no ano de 2003 em cabo Verde «apenas 39% da população possui casa de banho com retrete» (ver aqui, página 25).
«Cerca de 61% da população do país não tem acesso a um serviço mínimo adequado de evacuação de excreta, recorrendo à natureza para satisfação das suas necessidades fisiológicas» (ver aqui, página 25).
Apenas as cidades do Mindelo e da Praia têm rede de esgotos. Mas enquanto que no Mindelo 50% da população beneficia dessa rede, na Praia apenas 8% da população é beneficiada (ver aqui, página 9).
No interior das ilhas e no campo 90% da população livra-se dos excrementos directamente para o meio ambiente (ver aqui, página 9).
Sendo que em Santiago se concentra 50% dos habitantes do arquipélago, atingindo essa concentração, no ano de 2000, segundo números fornecidos pelo Município da Praia, a cifra de 236.352 pessoas (ver aqui) ;
Sendo que os excrementos de cerca de 60% desses habitantes são directamente depositados no meio físico ambiental, sem qualquer tratamento;
Sabendo-se que o excretado em causa é de cerca de 450 gramas diários por habitante;
Conclui-se que na ilha de Santiago é depositado, por dia, cerca de 63 toneladas de excrementos humanos, sem qualquer tratamento, no meio físico ambiental.