terça-feira, 19 de abril de 2005

NOTÍCIAS

Eis uma notícia saída no jornal “VozdiPovo-Online”:

«O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Américo Silva, advogou quarta-feira a integração plena e não um mero estatuto especial do seu país junto da União Europeia (UE) como pretendido pelo governo do arquipélago.

"Hoje a Europa tem um desenvolvimento bastante bom a todos os níveis, e Cabo Verde pode aspirar a esse nível de desenvolvimento", declarou Américo Silva que igualmente preside à Câmara Municipal do Paul, na ilha de Santo Antão.

O autarca falava momentos antes de deixar o país à frente de uma delegação da ANMCV com destino ao arquipélago português dos Açores, para participar nas jornadas autárquicas das Regiões Ultra-Periféricas da União Europeia, de Portugal e de Cabo Verde.

Neste momento, disse, há um ambiente favorável à integração de Cabo Verde na UE pelo que os autarcas cabo-verdianos esperam conseguir a influência e o apoio das suas congéneres dos outros arquipélagos.

Segundo ele, a Associação dos Municípios Portugueses já manifestou publicamente esse apoio. "Nós queremos que Cabo Verde esteja cada vez mais em condições de usufruir também daquilo que são as vantagens da União Europeia", precisou.

Para o autarca, a grande preocupação que a ANMCV leva para o encontro dos Açores é o acesso de Cabo Verde aos fundos europeus, uma vez que até agora o arquipélago "tem estado a beneficiar sobretudo de acções de formação, de estudos, de projectos, mas não de obras físicas".

A possibilidade de Cabo Verde aderir à UE foi avançada em Lisboa, há cerca de um mês, numa iniciativa do ex-Presidente português Mário Soares e do académico Adriano Moreira, quatro anos depois de o governo cabo-verdiano ter adoptado como sua prioridade a obtenção do estatuto de parceiro especial da organização comunitária.»

Fonte/Nota: PANAPRESS - www.panapress.com

Nota: O meu obrigado a Carlos Pires pela chamada de atenção para esta notícia.