quarta-feira, 16 de março de 2005

EURO CABO VERDE (2)

Em 12/02/2005 abordámos, aqui mais abaixo, a proposta do Professor Adriano Moreira para a integração de Cabo Verde na União Europeia. Sobre a mesma nos pronunciámos então concordantemente uma primeira vez e instámos as autoridades de Cabo Verde - mas sobretudo o Presidente da República, Comandante Pedro Pires - bem como a sociedade civil e os partidos políticos cabo-verdianos a pronunciarem-se sobre o que então chamámos de «uma proposta muito importante que não podemos deixar cair em saco roto».

Escrevemos então e-mails a algumas personalidades de relevo da política e cultura portuguesas e ficámos à espera de ouvir uma só voz que fosse a abordar o assunto. Para bem de Cabo Verde e do seu povo, no nosso entender.

Até agora, se as pedras da calçada se pronunciaram sobre o assunto, também se pronunciaram aquelas personalidades. Um dos instados foi o Professor Vital Moreira, jurista e constitucionalista que dispensa quaisquer apresentações, blogueiro activo no Causa Nossa, que se no passado nos respondeu a um e-mail solicitando tomada pública de posição sobre um tema (coisa que fez de pronto, então, no blogue em causa) agora achou por bem nada dizer, nem sequer acusar a recepção do e-mail falando no caso.

Mas eis que ontem o Dr. Mário Soares falou sobre o tema no programa Sociedade Aberta que foi transmitido pela SIC Notícias. E eis que hoje, na Sociedade de Geografia, em Lisboa, o Professor Adriano Moreira, o Dr. Mário Soares e o General Silvino Silvério Marques (este um dos mais ilustres Governadores que Cabo Verde teve durante o colonialismo e um grande amigo de Cabo Verde), com o apoio, por escrito, do Professor Diogo Freitas do Amaral, abordaram de novo o tema, em colóquio, e produziram um documento que levarão à apreciação do Governo Português, do Governo de Cabo Verde e da Comissão Europeia.

Tal como há dois anos pregámos, aqui na blogosfera, sozinhos, pedindo a quem pudesse, mas sobretudo aos senhores jornalistas, para que acordassem, verificassem e contassem o que se estava a passar na Saúde em Portugal, quando o Governo Barroso iniciou o desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde - tal como naquela altura em que todos dormiam e pareciam cúmplices com aquela missão criminosa do Governo -, hoje também aqui estamos, sozinhos (esperamos que só por enquanto), a pedir aos políticos, aos intelectuais, às pessoas interessadas - que felizmente há muitas na blogosfera - que se pronunciem sobre esta proposta de integração de Cabo Verde na União Europeia para que haja uma ampla e profícua discussão do problema pois, interessa de alguma forma a todos nós (portugueses, europeus e cabo-verdianos) o destino futuro daquele arquipélago «com os pés em África e a cabeça na Europa».

Até que o tema seja "pegado" por aí e entre em discussão, aqui estaremos a pregar.

Até que a voz nos doa.

Água mole em pedra dura...