quarta-feira, 23 de julho de 2003

NOTA PRÉVIA

“África Minha” destina-se por inteiro àqueles que de longe, nos Estados Unidos e em Cabo Verde, me lêm com regularidade no SALMOURA e não compreendem porque é que nada lhes digo sobre Cabo Verde e sobre África.

“África Minha” será por vezes ingénuo (muitas vezes propositadamente ingénuo) porque “África Minha”, mesmo sendo apenas um blogue, é um pouco o berço onde o autor fará, às vezes, a sua regressão para se sentir inocente, santo e reconfortado. Por isso desde já peço as maiores desculpas aos intelectuais de serviço por irem encontrar aqui abundante matéria para me baterem desalmadamente. Batam-me, mas com carinho porque aqui serei sempre criança.

“África Minha” não é uma página dedicada somente a África. Em “África Minha” haverá de tudo um pouco: História e histórias, poesia, ficção, pintura, comentários, sugestões, etc. Serei por vezes anárquico na colocação dos textos e não me preocuparei com a sua arrumação. Passado e presente confundir-se-ão de vez em quando; outras vezes ficcionarei situações que em momento algum conterão factos verídicos ou sequer parte deles. E se por acaso, uma ou outra vez, a ficção se confundir com a realidade isso será pura coincidência.

A quem quer que seja, se tiver que o fazer, referirei directa e abertamente para que não haja a mínima confusão de quem se trata.

“África Minha” não tem qualquer pretensão senão a de ser apenas isto: um lugar onde colocarei textos e imagens; um lugar onde colocarei textos e imagens aos soluços – aos soluços porque não escreverei todos os dias: escreverei à medida que o tempo disponível o for permitindo, e quando e enquanto me der gozo fazê-lo.

“África Minha” será um espaço fechado a qualquer polémica. Viverá por si e morrerá com o autor ou quando este entender chegado o momento para lhe pôr fim.