sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ZON - INCOMPETÊNCIA OU ALDRABICE?

Há 12 anos que sou o cliente Nº C167210901 da TV Cabo e desde há quase dois anos da pomposa ZON FIBRA 120 (Serviço TV HD + Net Wideband 120Mb + Phone Ilimitado + Serviços Digitais).

Ora, o meu modem router cujo velocidade vai «Até 200 Megas» deveria estar ligado ao meu computador por um cabo CAT 5e (Categoria 5 enanced) que permitisse que eu usufruísse da velocidade contratada; mas o cabo que me deixaram em casa é um CAT 5 (Categoria 5) que permite velocidades de transferência até apenas 100Mb (ou 100 Megas como eles dizem).

Descobri tudo isso pelo facto de estar a notar ultimamente certa lentidão (e até paragens) na minha conexão à Net e então ter andado por aí a ler sobre estes assuntos até que cheguei ao problema do cabo CAT 5.

Telefonei e coloquei o assunto à linha de «Apoio ao Cliente», da ZON, tendo sido aconselhado a trocar o cabo em qualquer loja da ZON; fui pessoalmente ao balcão da ZON (Gare do Oriente) onde me disseram que não faziam esse serviço, pelo que agendaram um contacto com uma equipa técnica e forneceram-me, via SMS, o número de telefone 800992525 para o qual eu deveria ligar pois seria atendido por um técnico que, segundo me disseram: «se for necessário irá a sua casa resolver o problema».

Telefonei para o 800992525 e fui atendido por uma pessoa simpática cujo nome não fixei que, depois de conhecer o meu problema, me disse: «nós não trocamos cabos, se o senhor quiser resolver o seu problema compre um cabo CAT 5e».

Quer dizer: a ZON vende-me um serviço (ZON FIBRA 120), pelo qual estou a pagar há dois anos, e quando detecto que parte do material que me forneceu não é adequada ao serviço, manda-me ir comprar o material adequado que me deveria ter fornecido; material aconselhado pela própria ZON, na sua página Web, a quem tenha Net Wideband 120Mb e quiser fazer um teste de velocidade ― que é o meu caso! ― Já viram tamanho desplante!... (Isso para não dizer vigarice que era o que me apetecia dizer).

É claro que será já na próxima semana que irei buscar outra solução para este caso; mas mesmo que o cabo custe 1 cêntimo, não o comprarei ― preferirei cancelar o meu contrato com a ZON pois não aturarei mais uma empresa que assim procede para com um seu cliente.