segunda-feira, 18 de julho de 2011

ROSSINI

Gioacchino Rossini teve uma enorme popularidade e notoriedade no seu tempo compondo 39 óperas em apenas 19 anos.

Aos 37 anos de idade, rico e abastado, Rossini retirou-se das “lides” artísticas (operáticas e compositoriais) e durante os 39 seguintes longos anos eclipsou-se quase totalmente tendo composto apenas 2 óperas.

Foi Wagner quem mais tarde viria a revelar o segredo: Rossini ter-se-ia despedido da carreira de compositor para se dedicar aos «seus dilectos prazeres de cozinheiro e de gourmet».

Há várias historietas sobre esta fascinante personagem que acabou os seus últimos dias ― tal como Marlon Brando, já no nosso tempo, escolheu fazer, em parte (não cozinhava) ― retirado na sua casa, gordo, desfrutando abundantemente os prazeres da boa mesa e o convívio com os seus convidados para quem cozinhava.

José Quitério, no seu livro, Histórias e Curiosidades Gastronómicas conta-nos a seguinte historieta sobre Rossini:

«O compositor só chorou três vezes na vida: aquando da estreia de Il Barbiere de Siviglia (que foi um tremendo fracasso); ao ouvir, certa vez, uma ária cantada pelo tenor Caraffa; e num dia em que passeava de barco num lago, em boa companhia, e um descuido infeliz fez com que caísse à água o peru trufado da merenda.»