segunda-feira, 11 de julho de 2011

MUTATIS MUTANDIS

«UM MURRO NO ESTÔMAGO»

Resumo porque já a contei aqui uma vez. Em 1970 fui à minha primeira reunião política partidária clandestina. Cerca das 23 horas alguém bateu à porta da casa devoluta, ali ao Rêgo, onde, sentados no chão, prosseguíamos a reunião.

É a PIDE, rasguem os papéis! ― ordenou Sita Vales, que dirigia a reunião. Acto contínuo todos os outros seis camaradas presentes se levantaram e fugiram para quartos vizinhos desfazendo-se cada um como podia dos papéis que tinha entre mãos.

Eu ficara sentado no mesmo sítio e olhava calmamente para tudo o que se passava em meu redor ― fora literalmente paralisado por um enorme cagaço que de mim se apoderara.

Afinal não era a PIDE, é o nosso camarada Jorge que perdera o comboio que o trazia de Coimbra e por isso se atrasou, vamos recomeçar! ― disse Sita Vales. E continuou ― mas primeiro quero felicitar aqui o camarada Agnelo que demonstrou enorme sangue frio e coragem nesta situação ―. Fiquei calado. E durante largos anos não contei isso a ninguém.

Pois querem saber uma coisa? Acho que a tão elogiada reacção (que foi nenhuma) de Passos Coelho e do Governo Português, à decisão da Moody’s de atirar Portugal p’ró lixo, foi idêntica à minha ― De um cagaço paralisante.