terça-feira, 29 de março de 2011

MAU MARIA! MAU MÁRIO!


É preciso ter lata! ― digo eu ―. Soares, o primeiro-ministro que um dia “meteu o Socialismo na gaveta”,  quer-nos fazer crer que o actual PS é a esquerda em Portugal. Seria caso para dizer que a velhice não perdoa; mas não é: os interesses da Fundação Mário Soares falam mais alto que os interesses de Portugal. Essa é que é essa!...

Lembremo-nos que não há ainda muito tempo Soares namorava o Bloco de Esquerda tentando aproximá-lo do PS para isolar o PCP ― esta herança maldita que Cunhal deixou para ensombrar a vida de Mário Soares até ao seu último dia de vida.

Mário Soares já deve ter claramente visto que no aspecto de heranças políticas, ele (Mário Soares) vai ser inapelavelmente batido por Álvaro Cunhal quando a História registar o percurso destes dois políticos; e quanto mais tempo viva um Partido Comunista coerente e de forte identidade, e um Partido dito Socialista comungando e praticando a mais descarada ideologia de direita, pior será para o julgamento que a História fará de Mário Soares e da sua herança.

A vida de Álvaro Cunhal já está sendo e será escrita em puro e eterno granito, enquanto a de Mário Soares, como é bom de ver, terá de ser distribuída por variados tipos de rochas menos nobres, acabando estes últimos tempos por ser escritos no barro e no gesso reciclados, senão ainda um pouco na areia.