domingo, 13 de março de 2011

ENTÃO, FANFARRÕES! MATA-SE KADHAFI OU NÃO?!

Parece que já há gente com o rabinho entre as pernas.

As notícias sobre a Líbia são cada vez mais escassas. Qualquer dia os países ocidentais que pediram a cabeça de Kadhafi estarão em Trípoli, na tenda deste (outra vez) Chefe de Estado, a prestar homenagem ao (outra vez) «grande estadista» e parceiro comercial seguro.

Isto demonstra cruamente o grau de incompetência que subiu ao poder na Europa; e que essa incompetência não se fica pelos governantes: também alastrou-se aos serviços secretos e aos gabinetes de estratégia e análise geopolítica ― isto é: só dá merda mesmo.

Portugal, que tem fortes relações comerciais com a Líbia, e que também alinhou no coro ocidental de “morra Kadhafi, morra já”, deve estar todo arrependido da sua tesura prematura ainda por cima forçado que foi a presidir à comissão da ONU que vai aprovar sansões à Líbia.

O ministro Luís Amado deve já estar feito num oito de tanto contorcer-se de arrependimento, frustração e medo das consequências pelas atitudes e palavras hostis por ele produzidas sobre Kadhafi.

Até eu, que nada percebo destas coisas, previ aqui que Kadhafi não se renderia nem se renderá, pois, quem conhece minimamente o personagem sabe que ele pode ser tudo menos cobarde.

Esperavam encontrar um Ben Ali medroso ou um Mubarak velho e subjugado pelos militares, quando toda a prudência mandava consultar os dossiês sobre Kadhafi antes de agir: é uma velha raposa ainda com energia suficiente para manter o poder nas suas mãos.


Eu já brinquei com isso noutro lado dizendo que na Líbia também há sondagens; mas sobre a Europa; que uma sondagem de um jornal líbio apurou que uma maioria significativa dos líbios é de opinião que se deve ir ao c. ao premier britânico.