quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Epístola Décima Oitava:

Ser culto es el único modo de ser libre
José MARTÍ (1853-1895)

Epístola Especial
Et pour cause,
Uma abordagem oportuna sobre a
CONDIÇÃO NEGRA:

            NP:

                        Graças a proezas de desportistas (de alto nível), motins e tumultos nos subúrbios, luta contra o racismo e as discriminações, movimento associativo, desde uma dezena de anos (aproximadamente), os Negros (que vivem) em França aparecem tão (visivelmente) na cena pública nacional (francesa), a ponto, que se pode falar (presentemente) de uma “questão negra” francesa.
                        De facto (de sublinhar), que a “condição negra” designa uma situação social que não é (a) de uma classe, de uma casta ou de uma comunidade. Sim, efectivamente, (a) de uma minoria, ou seja, de um grupo de pessoas (que possuem, como atributo comum) a experiência social de ser consideradas como Negras.
(I)
            Eis que, desde (algum tempo), observadores parecem descobrir a existência de populações negras em França…Esta observação pode parecer incongruente, tanto é verdadeiro como (ter a pele negra), na França hexagonal, não constitui, a priori, a melhor forma de passar despercebida.
            Todavia, o que é relevante é explicar este singular paradoxo: Os Negros de França são individualmente visíveis, porém, são invisíveis enquanto grupo social e como objecto de estudo para os universitários. Donde e daí:
            --- Em primeiro lugar, enquanto grupo social, são considerados (não existentes), visto que a República francesa não reconhece, oficialmente as minorias e não as conta (tão pouco). Poder-se-á regozijar da invisibilidade das populações negras, ou (em todo caso) considerar que isto não coloca problemas (em si), se algumas dificuldades sociais específicas que as afectam fossem avaliadas, conhecidas, reconhecidas. Ora, não é o caso.
            --- Outrossim (e, por outro), a invisibilidade (em vez de ser) a consequência pacífica de uma ausência de problemas particulares, pode ser considerada como um erro.


(II)
            Do ponto de vista (da investigação universitária), pode-se, outrossim, falar de invisibilidade, pois que (sabe-se) que existe mais obras publicadas em França sobre os Negros americanos que sobre os Negros de França. Na verdade, a história dos Africanos Americanos é um sector clássico e frequentado do americanismo francês e numerosos estudantes de civilização e de história americanas se dirigem para ela (anualmente).
            Em contrapartida, do lado das populações negras de França, o balanço se extrai, rapidamente. Existe (certamente) bons estudos sobre as famílias africanas, os emigrantes africanos, os estudantes africanos, os migrantes das Antilhas e da Reunião, dos agentes públicos das Antilhas, os atirados senegaleses, etc. Porém (il n’est pas question) de Negros, como se esta representação simbólica pela cor da pele não tivesse legitimidade ou pertinência para descrever as situações contemporâneas.
            De anotar (enfim), que (curiosamente), os historiadores estudam (contudo) os Negros por períodos antigos. (…).
(III)
            Paralelamente, desde (aproximadamente) uma dezena de anos, os Negros (que vivem em França), de nacionalidade francesa ou não, fazem ouvir (e escutar), a sua voz e aparecem visivelmente no espaço público nacional, de tal modo que se pode falar da invenção de uma “Questão negra” francesa, na acepção da formulação pública de situações e de solicitações por NEGROS, se afirmando (tranquilamente), na sua maioria (com um certo excesso), para alguns. De feito, a “Questão negra” suscitou a publicação de livros (de actualidade) e foi à de múltiplas repetições (como notícia de primeira página) da grande Imprensa nacional. De sublinhar (outrossim e, ainda), que revistas intelectuais, como ESPRIT, consagraram-lhe (identicamente) dossiers assaz relevantes.

(IV)
            Na verdade e (sem dúvida nenhuma), esta tomada de palavra não é (completamente) nova. Será necessário, estabelecer (neste âmbito), precisamente a genealogia, porém, se nos afigura (desde presentemente), que o centésimo quinquagésimo aniversário da abolição da escravatura em 1998, o Voto da lei de Maio 2001 (que reconhece o tráfico e a escravatura) como crimes contra a Humanidade, em seguida, a candidatura de Christiane TAUBIRA à eleição Presidencial de 2002: foram alguns dos principais catalizadores. Ao que se acrescenta (mais recentemente), o trabalho de várias associações “negras”, que propõem encontros, manifestações e colóquios, em que as dificuldades e as expectativas (respeitantes) se exprimem com veemência.

(V)
            Enfim e, em suma: Existe (efectivamente) um hiato entre a presença social, política e mediática da “Questão negra” e a insuficiência de trabalhos de reflexão, que permitiriam estruturá-la (intelectualmente) e (quiçá) evitar as hipérboles e as aproximações que a minam. Sim, efectivamente, se impõe (urgentemente), uma formulação científica sobre esta problemática. Ou seja: Levar a cabo Estudos científicos que incidem sobre os Negros de França (do ponto de vista), da sua história, da sua sociologia e do (que os afecta), no plano da sua exigência como indivíduos e como grupo.

Lisboa, 09 Fevereiro 2011
KWAME KONDÉ
(Intelectual/Internacionalista --- Cidadão do Mundo).