quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DA BARBÁRIE

A Wikileaks divulgou no passado dia 22 do corrente mês 39.832 documentos secretos sobre a “Guerra do Iraque”. Dentre esses documentos, consta este vídeo que ofereço principalmente a Pacheco Pereira, Durão Barroso e José Manuel Fernandes (ex-director do jornal PUBLICO).


Mas este vídeo destina-se também a todos nós pois deveremos meditar bastante sobre a violência (muitas vezes gratuita e animalesca) existente nos palcos de guerra ― e sobretudo no palco das mal denominadas “guerras”, como se apelidou a invasão e ocupação do Iraque pelos americanos e ingleses, por exemplo.

Eu sei que para se ser justo se deve também publicar as atrocidades cometidas do outro lado da barricada (mas não disponho de material para o fazer) pois ninguém fica ilibado do cometimento de atrocidades sobre o “inimigo”. E sobre isso quero dizer que não condeno os americanos absolvendo os islamitas: condeno a ambos. Mas condeno em primeiro lugar a invasão estúpida, “bushiana” do Iraque por parte dos criacionistas americanos, ao tempo no poder na América.



Tenho comigo o vídeo da decapitação deste jornalista americano, Daniel Perl, raptado e morto no Paquistão por um grupo de homens fardados da Al Qaeda ― constituindo esse vídeo, quanto a mim, a cena mais horrorosa e chocante até hoje vista pelos meus olhos. Dou graças a Deus ter podido ver e ter este vídeo para o resto da minha vida pelo que me ensinou e ensina de cada (rara) vez que o revejo por qualquer motivo que me leve a pensar sobre o Homem e sobre a natureza humana.

E só não publico esse vídeo porque o mesmo foi quase imediatamente retirado da Net, logo a seguir à sua publicação ― ao que constou a pedido da família de Daniel Pearl.

Esse vídeo foi “substituído” por este logo aqui em baixo cuja explicitude se aproxima da verdade, mas fica a milhas do horror expresso no vídeo verdadeiro.


Desejo que o seja, mas hoje não digo BOM DIA.