segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ANTES ROTO QUE NU

Errado! Totalmente errado! A blogosfera não é um espaço pessoal, a blogosfera faz parte do espaço público global. Isto é tão evidente que se demonstra por si.

Errado! Totalmente errado! A blogosfera tem regras muito claras e até escritas. E mais ainda: quando se cria um blogue, o mesmo não é publicável enquanto o seu autor não aceitar expressamente, online, as regras básicas que enformam o contrato (sim, contrato) entre ele (pretenso blogger) e a empresa servidora ― não se trata apenas do sempre subjectivo bom senso e prego a fundo ―, fica tudo escrito e “assinado” preto no branco. Para além das regras básicas, há ainda as que advêm da convivência bloguística que se estabelece entre os pares.


A cache do Google não existe “porque sim”. A cache do Goggle existe precisamente para responsabilizar quem anda a escrever no espaço público e quem, como eu, anda a poluí-lo. Não só é, portanto, permitido e lícito vasculhar essa cache à procura, por exemplo, de pedras um dia atiradas a telhados vizinhos, bem como das mãos escondidas que as atiraram; é permitido e lícito (e até obrigatório ― diria eu―) ir àquela cache recuperar auto retratos que permitam confrontar alguém com a falsa figura que um dia assumiu para ofender levianamente os outros sem nunca ter tido sequer o bom senso de se desculpar das ofensas escritas. Dizer à pessoa: vieste e enxovalhaste o roto reivindicando vestires sempre o melhor fato do mundo quando na verdade afinal estás e vives ainda tão nu como no dia em que nasceste.

Não te vás embora, deixa ficar aqui a tua fotografia para que todos te possam conhecer e compreender o porquê e o como do que escreves.