sábado, 29 de maio de 2010

Peça ensaística Sétima, no âmbito de

Na peugada de NOVOS RUMOS:

Ser culto es el único modo de ser libre

José MARTÍ (1853-1895).

Algumas ideias, enformando, em substância, o âmbito da Problemática: A Proibição da Imagem:

De feito, a história do sentido é a história de um olvido da Imagem, a história de um recalcamento do visível. Sem dúvida de espécie alguma, existem razões sumamente lógicas nesta asserção. Aliás, FREUD monstra bem, na sua Obra: Moisés e o monoteísmo que “a interdição de se construir uma imagem de Deus, isto é, a obrigação de adorar um Deus que não se pode ver, permitiu um triunfo da vida do espírito sobre a vida sensorial”.

Donde, deste modo, por esta existência fora de imagem, “o reino novo da intelectualidade se abriu, onde dominam as representações, as rememorações e os raciocínios, em contraste com a actividade psíquica subalterna que tinha por conteúdo as percepções imediatas dos órgãos sensoriais. Foi, obviamente uma das etapas mais importantes de hominização”.

(I)

Como se pode ver, no âmbito desta dinâmica intelectual, o conceituado psiquiatra austríaco, SIGMUND FREUD (1856-1939), a saída da visibilidade do Divino constitui desmaterialização e destreritorialização do Sagrado, passagem do Sagrado pagão ao Santo.

Este movimento, ora enunciado teve como consequência, a passagem do espaço de pedra (leia-se, outrossim, o templo) ao espaço do livro, passagem do cultual para o cultural, evidentemente.

Demais e, por outro, o interdito da figuração dizia respeito, outrossim à escrita e a forma das letras. O interdito da Imagem é, sem dúvida, o próprio motor da evolução do Alfabeto, a passagem da sua forma pictográfica à sua forma alfabética abstracta.

Para Reflexão oportuna e avisada:

Um Pensamento sem imagem pode outrossim

Significar Idolatria se encarcera e aprisiona

A Liberdade dos vocábulos e do Sentido. (…).

Prosseguindo, o nosso Estudo, de feito, o interdito da Imagem é sinónimo da estática do Ser. O Ser, a força primordial, ou aleph, na nossa linguagem, segue um destino perigoso. Uma vez enunciado, o Ser corre o risco de cair na influência que o diz exerce sobre o dizer e corre o risco de se tornar o oráculo em que o diz se imobiliza. O diz imóvel se torna sentido visível, ideia e ídolo. Trata-se de manter sempre a força do dizer no cerne do diz para que o diz escapa à tematização.

Eis porque, por causa do risco de uma imobilização do processo da significação no diz, se impõe remontar do diz ao dizer, reencontrar a potência dinâmica da significação no próprio imo do estado de detenção da linguagem. Sim, efectivamente, se impõe desdizer o diz. O diz dos vocábulos coagula num algo” a fluência do tempo, tematiza, atribui um sentido, toma posição a respeito deste “algofixado em presente, se o representa e o arranca, deste modo, outrossim à volubilidade do tempo. Os “vocábulos ditos” tornam-se ditos, a diacronia do tempo se sincroniza em tempo histórico, fazendo-se tema. Destarte, a memória da forma, que vive no vocábulo se assume como o desvio entre o agora do vocábulo e o seu passado, a sua origem. Donde, enfim, ipso facto, a Memória se assume, eloquentemente a sua condição natural de desvio e tempo dinâmico do dito. No fundo, no fundo, a Memória é um modo da temporalidade que ilumina e ecoa para o olho que escuta”.

E, rematando, assertivamente:

Com efeito, a Imagem, precisamente, restitui o dizer, coagindo a sairmos de nós próprios e nos mover no desmoronamento que nos outorga a sua dimensão histórica.

Sim, efectivamente, a Imagem é mais aberta que o vocábulo, conquanto, mesmo se remeta para um objecto, existe mil modos de perceber e dizer este objecto.

Lisboa, 27 Maio 2010

KWAME KONDÉ

(Intelectual/Internacionalista --- Cidadão do Mundo)

.