sábado, 21 de fevereiro de 2009

ATLÂNTIDA MEU AMOR

MISTÉRIO DESVENDADO


O tabloide inglês The Sun noticiou sensanionalmente ontem, e voltou hoje à notícia, a descoberta da localização da mítica Atlântida, algures entre a Madeira e as Ilhas Canárias (um pouco mais ao largo para ocidente). A fotografia não engana: é mesmo a de uma cidade no fundo do Oceano Atlântico, vista do espaço pelos satélites que fornecem imagens para o Google Earth.

Se tem o Google Earth instalado no seu computador, é só correr o programa, localizar o mar entre a Madeira e as Canárias e aumentar a resolução da imagem para começar logo a ver surgir o desenho da figura acima.

Escritos antigos sobre a mítica Atlântida já a descreveram como situando-se até no Polo Norte. Platão, no ano 350AC sugeriu a sua localização perto do Norte de África. Mas quem se aproximou do que parece ser a realidade terá sido o historiador Lewis Spence, em 1924, no seu livro The Problem of Atlantis em que advoga que as Ilhas Canárias e a Madeira serão o que restou de Atlântida depois que um violentíssimo sismo a destruiu e submergiu no oceano.

A imagem do Google Earth é de facto impressionante e até parece obra de um brincalhão num qualquer dia 1 de Abril.
.