terça-feira, 18 de março de 2008

DEFINITIVAMENTE PERDIDO NO NEVOEIRO

A propósito do falecimento recente da duquesa de Medina Sidónia, etc., etc., Mário Soares conta que num jantar que teve com a mesma, no seu (dela) castelo de Sanlúcar de Barrameda, em Espanha, a duquesa lhe deu conhecimento da existência de um relatório sobre D. Sebastião na guerra de Alcácer Quibir, atestando que D. Sebastião não terá sido morto, tendo antes fugido.

«Lembro-me que referiu e mostrou um velho relatório que encontrou nos seus arquivos, de um espião de Felipe II de Espanha, que assistira à batalha de Alcácer-Quibir e que assinalava ao Rei que D. Sebastião não tinha morrido e fugira. Lembrei-me de um grande romance de Aquilino Ribeiro - de pura ficção, Aventura Maravilhosa , que narra a fuga de D. Sebastião, depois da batalha, até chegar, após imensas peripécias, ao Escorial, para reclamar o trono ao seu tio Felipe II. Que o reconheceu e o mandou matar.»

«Será que os sebastianistas teriam alguma razão ao afirmar, naqueles tempos, que D. Sebastião não morrera em Alcácer-Quibir?! Eis um enigma que alimenta há séculos a nossa História e a imaginação de muitos portugueses.»