domingo, 25 de novembro de 2007

QUANDO AS VISTAS SÃO CURTAS

E FALTA CULTURA QB... HÁ BARRACA

Sei que percebo muito pouco da teoria do futebol: Uma vez assisti a um jogo pela televisão, comentado por José Mourinho, e, durante aquela hora e meia, aprendi mais sobre futebol do que em anos a jogar, a ver futebol e a ler artigos sobre futebol.

Mas há uma coisa que sei razoavelmente (senão mesmo bem): avaliar o desempenho dos guarda-redes de futebol; e concluir das suas capacidades, dos seus defeitos e das suas virtudes como guarda-redes.

E é por isso que afirmo aqui: a crise actual do Sporting pode ter muitas origens que me escapam; mas uma delas não ― e está na falta de um bom guarda-redes.

Dos guarda-redes que o Sporting tem acontece o seguinte:

1) Tiago tem vários defeitos que nem vale a pena enumerá-los (não serve, pura e simplesmente) e se joga, a culpa é do treinador;

2) Rui Patrício é um jovem promissor que vi jogar poucas vezes e que cometeu no último jogo contra o Leixões o erro de socar no chão uma bola que devia e podia agarrar provocando com isso um golo (perdoa-se-lhe o deslize pela imaturidade, mas não é em jogos a doer que os guarda-redes jovens devem treinar-se ― culpa do treinador);

3) Stojkovich é um bom guarda-redes em todos os “capítulos”; precisa apenas de rotina de jogo (do tão falado “entrosamento”) com os defesas e a equipa (e é a jogar que pode ganhar essa rotina); mas parece que o treinador não vai com a sua cara ou com a sua maneira de ser; e quem se lixa é o Sporting pois parece que o ego do Sr. Paulo Bento é mais importante que os pergaminhos do clube.

O jogo da próxima terça-feira, para a Liga dos Campeões, contra o Manchester United, é para perder ― isso já percebemos ― pois se houvesse a mínima intenção de ganhar (e devia haver) quem deveria jogar à baliza seria Stojkovich.

Jogando Rui Patrício, mais uma vez vamos assistir a um exercício gratuito e doentio de autoridade por parte de Paulo Bento, em nítido prejuízo de uma instituição centenária como é o Sporting Clube de Portugal que merece maior respeito.