domingo, 8 de julho de 2007

«SÓCRATES ASSOBIADO»

Vem no Jornal de Notícias:

«E pronto. Após muita discussão, as novas Sete Maravilhas do Mundo estão decretadas. A decisão aconteceu às 23.10 horas, ontem, no Estádio da Luz, em Lisboa. A votação - dizem os organizadores - passou por cem milhões de votos, através de internet e telefone.»
[...]
«O primeiro-ministro José Sócrates foi a personalidade mais vaiada da noite. Pouco antes da banda da GNR interpretar o hino, Sócrates surgiu nos ecrãs da Luz, ladeado por Cavaco Silva. A reacção do público foi imediata e os assobios ensurdecedores. O líder do Executivo pareceu incomodado. Já o futebolista Cristiano Ronaldo foi dos mais aplaudidos da noite, a par do seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari.»

É isso: Primeiro o aperto era só para alguns, mas quando extravasou os quadros da Administração Pública e começou a atingir pobres coitados que na sua santa ignorância, durante dois anos, se julgaram imunes às malfeitorias do Governo... aí o povão sentiu o dói-dói no seu corpinho e toca de assobiar o Primeiro-Ministro quando a imagem deste apareceu nos grandes écrans do estádio da Luz na cerimónia da eleição das Sete Maravilhas do Mundo.

Não é por nada, mas nós já tínhamos avisado (várias vezes até): «vão batendo palmas que ainda hão-de chorar».

Por ora pararam as palmas e surgiram assobios; mas os dias do choro não estarão muito longe.

Infelizmente.

Ou talvez não.