quinta-feira, 31 de maio de 2007

DEUS GLORIFICAVA O SEXO

SE É QUE NÃO CONTINUA A FAZÊ-LO AINDA HOJE

Agora começo a entender por que é que o Antigo Testamento não figura na maior parte das bíblias que andam por aí.

É que aquilo (o Antigo Testamento), pelo menos na sua parte inicial, o Génesis, é um forrobodó desgraçado com truca-truca a torto e a direito: irmão com irmã, filhas com pai, cunhado com cunhada, patrão com serva, enfim... uma cegada dos diabos capaz de pôr a cabeça à roda a qualquer praticante religioso e a afastá-lo definitivamente de qualquer ideia moral veiculada pelas religiões que conhecemos hoje. Mal um homem via uma mulher soltava-se-lhe o verbo e a "espada": quero possuí-la (quando não a possuía de imediato). O verbo possuir (significando truca-truca) é, aliás, frequentemente empregue nesta parte do Génesis. Mas tudo acontecia sob o olhar atento do SENHOR que muitas vezes falava com os seus filhos; como quando falou a Abrão: Far-te-ei fecundo extraordinariamente, de ti farei nações, e reis procederão de ti [Génesis 17.6].

Eis apenas dois exemplos paradigmáticos do que acabámos de dizer:

Génesis 19 [Descrição de um incesto]
30 Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.
31 Então, a primogénita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se connosco, segundo o costume de toda a terra.
32 Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai.
33 Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entretanto a primogénita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
34 No dia seguinte, disse a primogénita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai.
35 De novo, pois, deram, aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou.
36 E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai
.

Génesis 34 [Descrição de uma violação]
1 Ora, Diná, filha que Lia dera à luz a Jacó, saiu para ver as filhas da terra.
2 Viu-a Siquém, filho do heveu Hamor, que era príncipe daquela terra, e, tomando-a, a possuiu e assim a humilhou
.

Mas este arrebate do príncipe Siquém não ficou em águas de bacalhau: dois dos muitos irmãos de Diná, Simeão e Levi, armaram-lhe uma cilada e comandaram um pequeno exército que vingou a honra da irmã violada: entraram na cidade, dizimaram todos os homens que lá habitavam, incluindo o fogoso príncipe Siquém e o rei Hamor, seu pai.

Bem, vamos continuar a leitura da bíblia...

De todo o modo pensemos no seguinte: naquele tempo, vivendo aquelas tribos nómadas, de pastores, em tendas ou debaixo das árvores, tendo por actividade a caça e a pastorícia com a finalidade principal de se alimentarem; ficando ao fim do dia uns a olhar para os outros, sem cinema, sem televisão, sem livros para ler, sem música para ouvir, sem nada de nada para fazer; o que é que seria de esperar senão um pensamento ― truca-truca.

Pois então!...