sexta-feira, 25 de maio de 2007

CAVACO – 1 VITAL – 0

O Presidente da República, questionado sobre as declarações do ministro Mário Lino, não esteve com paninhos quentes e disse esperar:

«Que seja feito um esforço para que se alcance um consenso técnico para a localização mais adequada do novo aeroporto». Que «Seria altamente benéfico para o país que a Assembleia da República realizasse um debate aprofundado sobre este projecto com base em estudos realizados por organizações e instituições competentes, dado o impacto para gerações futuras.»

Estas declarações do Presidente da República contrastam radicalmente com as posições do Governo e com declarações de Vital Moreira, apoiante visivelmente incondicional do Governo, que disse isto:

«esta é uma decisão essencialmente política. O aeroporto é uma decisão demasiado importante para ser decidida por técnicos


As declarações do Presidente da República vêm colocar a discussão sobre a localização do futuro aeroporto no ponto de equilíbrio que Governo e Vital diziam de há muito já ter sido ultrapassado.

Como se vê, para Cavaco Silva, a decisão não é iminentemente política coisa nenhuma. Mas técnica. E parece que não confere aos estudos já feitos o carácter definitivo que Governo e seus apaniguados parecem querer impor à opinião pública.